O caxiense prioriza cada vez mais o transporte individual motorizado no lugar do coletivo.
De 2010 até agora, a Visate deixou de vender cerca de 4 milhões de passagens de ônibus. Ou seja: o déficit é de um milhão de passagens por ano. Enquanto isso, mais de 70 mil veículos passaram a circular na cidade durante o mesmo período.
Caxias do Sul sustenta a média de um carro a cada 1,9 habitantes. O desafio de frear o crescimento da frota da cidade foi assumido pela atual administração ao lançar o Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) em 2012. O pacote de obras cria faixa de trânsito BRS (bus rapid service) dupla na Rua Sinimbu e segunda faixa para ônibus compartilhada com carros na Rua Pinheiro Machado.
Mesmo diante dos números que mostram o grande desinteresse do caxiense em usar ônibus na cidade, o prefeito não muda o discurso. E, além de enfatizar que as medidas mais impactantes do SIM começam a sair do papel no segundo semestre do ano, anuncia outras mudanças que tem como intuito desestimular o trânsito de carros no Centro.
- Nós vamos ter que retirar estacionamentos das ruas centrais. Não estou proibindo que as pessoas andem de carro, apenas que sejam conscientes. O motorista que insistir vai enfrentar transtornos normais para cidades grandes - avalia o prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT).
Além do fechamento das vagas que já estavam previstas entre a Feijó Júnior e a Andrade Neves, a partir da criação das faixas de trânsito BRS, outras vias entrarão na mira da prefeitura.
A extensão da Sinimbu, Pinheiro Machado, Bento Gonçalves e Os Dezoito do Forte também perderão espaço para estacionamento a partir de 2015. A intenção é começar o próximo ano letivo com menos vagas para carros em parte das ruas.
Trânsito
A cada ano, Visate deixa de vender um milhão de passagens em Caxias do Sul
Para estimular uso do transporte público, prefeitura deve eliminar estacionamento em áreas centrais
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