A partir desta quarta-feira, o Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves, passa a oferecer nove leitos de UTI pediátrica. O hospital já contava com 10 leitos de UTI neonatal. As novas determinações do Ministério da Saúde não permitem mais que as UTIs sejam mistas, ou seja, neonatal e pediátricas juntas.
Com os novos leitos no Tacchini, a Serra passa a ter 29 vagas na UTI pediátrica no Sistema Único de Saúde (SUS). O Hospital Geral, de Caxias do Sul, tem 10 leitos. De acordo com a secretária estadual da Saúde, Sandra Fagundes, a Serra ainda precisa de mais 10 vagas na UTI pediátrica.
Com relação às vagas de UTI neonatal, há 30 leitos na Serra. Além dos 10 do Tacchini, os hospitais Pompéia e Geral, de Caxias também têm leitos. Ainda segundo a secretária estadual, essas vagas já seriam suficientes para o sistema público de saúde na Serra. O planejamento é de que as novas vagas da UTI pediátrica e também a criação de uma unidade de cuidados intermediários (UCI), ambas no Hospital São Carlos, de Farroupilha. Porém, ainda não há data.
- No trabalho de ampliação, adequação e qualificação do Hospital São Carlos está prevista a UCI neonatal e a UTI pediátrica. Mas esse é um hospital que recentemente teve uma intervenção (o município assumiu a administração) e está em fase de saneamento da questão financeira e tem um projeto de planejamento - explica a secretária.
Saúde
Serra ganha mais vagas de UTI pediátrica
Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves, passa a contar com nove vagas nesta quarta-feira
GZH faz parte do The Trust Project