A diversidade cultural e artística do Brasil e de países como China, Estados Unidos e México vai embalar Nova Petrópolis até o dia 10 de agosto. O 42º festival internacional do folclore começa na sexta-feira e vai contar com a participação de 46 grupos de dança. Eles irão subir ao palco na Rua Coberta e em comunidades e escolas da região, integrando as noites culturais.
Pela primeira vez o festival terá um mascote, o bardo personagem medieval da cultura europeia encarregado de contar histórias e lendas, designado como músico e poeta. Ele será interpretado pelo estudante de história Jeferson Schaefier que irá divulgar aos visitantes a história de Nova Petrópolis e do Festival. No desfile cênico será acompanhado pelo Bando Celta, grupo que une música celta com elemento da música brasileira e gaúcha.
A programação deste ano trás diversas novidades como oficinas de dança ministradas pelo grupos participantes, abertas a comunidade, além de oficinas de gastronomia e artesanato.
O Festival também irá sediar o 5º Congresso Sul-Americano da Organização Internacional de Folclore e Artes Populares (IOV), de 8 a 10 de agosto.
Confira alguns destaques da programação:
Cultura
42º Festival Internacional do Folclore começa sexta, em Nova Petrópolis
Programação do Festival traz novidades como oficinas de dança, artesanato e gastronomia
GZH faz parte do The Trust Project