Após cinco horas e meia de caminhada, os jovens que participaram da 1ª Romaria da Juventude na 135ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio chegaram até a frente do Santuário, em Farroupilha. Às 10h30min, a partir da chegada da réplica da cruz peregrina e do ícone de Nossa Senhora, conduzido pelo grupo de 200 pessoas, foi dado início à missa campal na esplanada, ministrada pelo vigário-geral da diocese de Caxias do Sul, Isidoro Bigolin, e pelo padre Rudinei Zorzo.
>> Milhares de fiéis prestam homenagem a Nossa Senhora de Caravaggio
>> FOTOS: veja imagens da caminhada dos fiéis e da missa
A celebração foi toda voltada à juventude. O padre Isidoro lembrou a primeira visita do papa João Paulo II ao Brasil e os dizeres dele "Jovens, vocês são o belo horizonte do futuro". E acrescentou:
- Vocês são o horizonte bonito não só do futuro, mas de hoje e de amanhã.
Em seguida, o padre Rudinei lembrou a visita do papa Francisco ao Brasil, para a Jornada Mundial da Juventude, realizada no ano passado, e lembrou que o Papa mandou os jovens servirem sem medo.
- Viemos para nos abastecer de Jesus Cristo, abastecer a nossa fé para depois voltar às nossas casas, para servir e servir sem medo. O jovem quer mostrar o que acredita. Caravaggio também é da juventude. Aqui encontramos a mãe que nos acolhe e nos entende - disse.
Ao final da celebração, por volta das 11h40min, a cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora foram conduzidos entre o público. O tradicional véu branco, que lembra Maria, também estendido por sobre a multidão.
Romaria
Missa campal da 135ª Romaria de Caravaggio, em Farroupilha, destaca participação dos jovens
Padres lembraram mensagens dos papas João Paulo II e Francisco
GZH faz parte do The Trust Project