Alunos da Universidade de Caxias do Sul, do Campus Universitário da Região dos Vinhedos, conquistaram o primeiro lugar no Festival de Minifoguetes de Curitiba (PR), ocorrido neste mês. A competição, organizada pela Universidade Federal do Paraná, propôs seis diferentes categorias de lançamento de foguetes, com a equipe da UCS vencendo na categoria livre.
Desde fevereiro, os estudantes de diferentes cursos de Engenharia - Elétrica, Mecânica, Produção e Eletrônica - coordenados pelos professores Tiago Cassol Severo e Cícero Zanoni, se reuniram para o desenvolvimento e construção do foguete, formando o Gincarvi Júnior.
- O nosso foguete foi integralmente desenvolvido pelos alunos, incluindo o combustível. Eles trabalharam e muito. E, com o resultado, estão motivados para a próxima competição - ressalta a coordenadora do projeto, professora Tânia Morelatto.
A Gincarvi Júnior foi destaque na primeira competição composta de 18 equipes de 14 instituições oriundas de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco. A UCS era a única universidade do Rio Grande do Sul.
O Festival de Minifoguetes teve como um dos objetivos atingir a maior altura possível e contou com o lançamento de 37 minifoguetes. O foguete do Gincarvi Júnior, com 2,224 kg, apresentou voo estável e a maior altura da categoria.
A equipe da UCS é formada pelos alunos Anderson Hachscheitt, Cassio Serafin, Criz Strapazzon, Diego Pastorio, Douglas Machado Marodin, Eduardo dos Santos Mainieri, Fabiano da Rosa Souza, Fabiano Ramos Rodrigues, Fabio Tacca, Gustavo Ayres da Silva, Joviano Cella, Julio Cesar Milani, Luan Antonio Picetti, Willian dos Santos Mainieri, além dos professores Tiago Cassol Severo, Cícero Zanoni e Tânia Morelatto.
Competição diferente
UCS conquista primeiro lugar na categoria livre no Festival de Minifoguetes de Curitiba
Alunos de Engenharia foram destaque entre 18 equipes de seis estados
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: