A tarde desta Sexta-feira Santa foi de devoção para cerca de 8,6 mil fiéis da Igreja Católica que participaram da Procissão do Cristo Morto, em Caxias do Sul. A caminhada começou na Catedral Diocesana, após uma celebração presidida pelo bispo Dom Alessandro Ruffinoni e acompanhada por mais 10 padres. Fiéis se revezaram para carregar a imagem de Jesus Cristo e uma réplica da Cruz Peregrina da Jornada Mundial da Juventude.
Mailine Brand da Silva, 15 anos, no entanto, fez questão de percorrer todo o trajeto ajudando a transportar a cruz. Ela, que já havia participado da encenação da Via Crucis pela manhã, demonstrou cansaço ao concluir a procissão. Mas garantiu ter valido a pena:
- Participo todos os anos e a cada vez aumenta mais a minha fé, me sinto muito mais feliz e muito mais completa.
O momento mais emocionante da caminhada foi o encontro da imagem de Cristo com a de Nossa Senhora das Dores, conduzido por outro grupo de fiéis desde a Capela do Santo Sepulcro, em Lourdes. Entre eles estava o casal Eliseu, 66, e Maria Inês Sonego, 60. Para eles, o momento foi de lembrar o significado da morte de Cristo.
- Ele morreu para perdoar os nosso pecados. Isso toca o nosso coração - afirmou Eliseu.
Na esquina da Avenida Julio de Castilhos com a Rua Do Guia Lopes, a multidão quebrou o silêncio para rezar a Ave Maria e saudar o encontro das imagens com uma salva de palmas.
Lessandra Valentini, 10 anos, acompanhou a imagem de perto em todo o trajeto. De mãos dadas com o irmão Lorenzo Leindes, seis, e sob o olhar cuidadoso da avó Lenir Pazinatto, 63, a menina não escondia a empolgação:
- Jesus morreu por nós e agora a gente se protege e se ajuda no caminho que Ele nos ensinou - contou.
O trajeto de cerca de 1,5 km foi percorrido em 40 minutos. Além de conduzir a celebração inicial, Dom Alessandro também fez frente à procissão. Ao final, afirmou que a presença de Jesus nas ruas ensina à Igreja que é preciso fazer o mesmo para entender os problemas e as dificuldades dos fiéis.
- Jesus, passando pelas ruas da nossa cidade, disse "Dê para mim a sua dor. Eu, com meu sangue e com o meu amor, quero aliviar esta dor". Então não tenhamos medo. Vamos sentir a força do amor de Deus que nos alivia, nos encoraja, nos anima - completou.
Sexta-Feira Santa
Procissão do Cristo Morto reúne 8,6 mil pessoas em Caxias do Sul
Fiéis percorreram oito quadras nas ruas centrais acompanhando imagem de Jesus
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: