A proposta não é competitiva, mas o objetivo é superar edições anteriores em público, ações e lucros. E isso não foi diferente na 30ª Festa da Uva.
Cerca de R$ 16 milhões foram investidos em 2014, pouco mais do que em 2012, quando estiveram em caixa quase R$ 14,5 milhões. O público dos pavilhões aumentou em mais de 20% (cerca de 650 mil em 2014 e 530.104 mil em 2012).
Ainda que sem dados oficiais, a tendência é que o lucro também tenha crescido, já que o público foi maior. Em 2012, o resultado operacional foi de pouco mais de R$ 118 mil.
Agora, para 2016, os desafios se renovam.
Problemas históricos como o calorão no pavilhão 2 acabaram. No entanto, a dispersão dos veículos na entrada e saída do parque, o barulho na vizinhança e a acústica dos shows apareceram.
O lado positivo é que a proposta dos ambientes temáticos e de uma festa mais lúdica deram certo e devem ser ampliadas para a próxima edição.
- Esse é um caminho sem volta - acredita o presidente.
Entrevista
Cidade sem clima de festa
Acho que todo mundo tem que fazer autocrítica. Eu tenho que fazer autocrítica em relação a mobilidade (entrada e saída dos pavilhões), por exemplo, que precisa ser melhorada para o próximo ano. Agora, o comércio e os hotéis de Caxias têm que fazer muita autocrítica. Me desculpem a sinceridade. Mas eu cansei de ver excursões do Rio de Janeiro, São Paulo, enfim, hospedadas em Gramado. Precisamos ter uma mentalidade diferente, ser mais agressivos. Nós não podemos ter uma Festa da Uva e os turistas irem para Gramado, Canela, Bento. Caxias ganha muito com a festa, em divulgação, notoriedade, status e isso está enriquecendo indiretamente o comércio e a rede hoteleira.
Festa atingiu expectativas
Acho que superou. Não imaginava esse estouro de público, até porque nunca em um domingo deu 50 mil pessoas no parque e, neste domingo, deve chegar aos 70 mil. Acho que temos muito para nos orgulhar. Vai ficar um legado de que é preciso mais festa do que já teve nessa. Mais ambientação, mais decoração, mais lúdico. É um caminho sem volta. As pessoas têm que ficar encantadas com a nossa uva, a exposição, degustação, espaços das colônias, do gaúcho. Nós temos uma riqueza cultural para ser explorada em nível temático, que só tende a fazer a Festa da Uva crescer.
Para quem tira o chapéu
Para comissão comunitária. Na comissão comunitária tu encontras empresários que têm firma, ficando da abertura ao fechamento do parque, abdicando do trabalho para ficar colocando coroa na cabeça das meninas e medalha no peito dos guris... Bom, para eles tenho que tirar o chapéu na ida e na volta.
Problemas que devem ser solucionados: barulho na vizinhança, estacionamento limitado e acústica dos shows
A mobilidade é um problema que vamos ter que atacar. Mas só vamos atacar isso porque a festa foi um sucesso de público. Se não tivesse vindo ninguém, não teria dado problema, não é? Já têm especialistas de trânsito trabalhando para apresentar uma alternativa para as próximas festas.
Já detectamos, por exemplo, vários terrenos vizinhos e empresas que podem servir de estacionamento nos sábados e domingos. As entradas de Caxias poderiam oferecer estacionamento e a partir dali sair ônibus para levar o turista até o parque e depois até o estacionamento. Enfim, vamos ter que achar alternativas.
Sobre o barulho, temos que trabalhar nisso em respeito a nossa vizinhança. Mas aí entra também um pouco de compreensão. A cada dois anos, 18 dias, oito, nove shows, não mata ninguém. Sobre o som, nós contratamos a mesma estrutura do Planeta Atlântida, o que tinha praticamente de melhor. Eu também recebi algumas críticas nesse sentido, mas vamos ter que avaliar isso bem.
O que não repetir na próxima festa
A mobilidade, isso é fundamental. A Festa da Uva perde com isso, o turista não gosta, muita gente deixa de vir aos pavilhões porque fica trancado no trânsito. Acho que, talvez, a gente não resolva o problema 100%, mas vamos melhorar.
O que repetir na próxima festa
Os cenários, espaços temáticos, decorações e remeter as questões nossas, simples, a vida na colônia, a uva, os agricultores, o gaúcho. Acho que a Festa da Uva tem que ser cada dia mais lúdica.
Negócios na feira
Vai superar expectativas. Se nós vamos ter aproximadamente 120, 130 mil pessoas a mais que a última festa, é óbvio que os expositores devem faturar mais. Cada visitando deixa no parque cerca de R$ 150. Se colocar isso no aumento de 120 mil pessoas, os lucros também vão aumentar. E eu fico feliz porque certamente os nossos expositores estão satisfeitos. Já teve muita gente querendo saber quando vai abrir as vendas para a próxima festa.
Faria tudo de novo?
(risos) Não sei, eu tenho que dar uma parada agora, esperar para ver o que fazer. No final do mês quando a gente prestar as contas, vamos analisar melhor tudo isso. Tenho um carinho, um orgulho de Festa da Uva e se eu não estiver de presidente, vou estar ajudando de qualquer forma.