Poloneses, alemães, italianos, brasileiros. As etnias são lembradas durante todo o desfile cênico-musical e reforçam o tema central da Festa da Uva de Caxias: Na alegria da diversidade.
Haitianos, senegaleses e nordestinos integram o carro "Novos (i)migrantes", que mostra a Caxias de hoje e as condições de vida da comunidade. É nesse bloco que também surgem a rainha e as princesas. O mapa do Brasil, à frente da alegoria do trio, mostra a diversidade das etnias que povoaram o município.
Antes do carro das soberanas chegar no trecho principal da avenida, são os personagens que demonstram a diversidade dos povos. Alguns caracterizados, outros não. Senegaleses e haitianos, chegados em Caxias nos últimos anos, percorrem a avenida distribuindo simpatia. E são sempre saudados pelo público. Enquanto desfilem, cantam um mantra religioso em que agradecem a Deus pelas oportunidades.
Segundo o biólogo e professor de português do grupo, Leonardo Corrêa, o canto fala que estão contentes e gratos por todos que os acolheram.
- São cerca de 35 a 40 senegaleses e haitianos que representam os novos imigrantes, que se incorporam a Caxias - explicou Corrêa, que também figura no desfile.
Os senegaleses e haitianos carregam nas mãos ferramentas, maletas que mostram a chegada no país e a questão do emprego nas empresas da região. O sentido de estarem ali, eles compreendem, garante Leonardo.
- Foi passado para eles que este é um momento de festejar a alegria e a acolhida da cidade aos imigrantes.
Na noite desta sexta-feira, o público lotou a arquibancada da Sinimbu. Comitivas de Porto Alegre, Santa Catariana e até do México prestigiavam a apresentação. Pela primeira vez nesse ano, as soberanas Giovana Crosa, Karina Furlin e Gabrielle Debastiani não usaram o traje oficial no corso alegórico. A mudança foi um pedido do trio realizado aos organizadores, pois as meninas tinham o sonho de usar os mesmos vestidos do dia da escolha da corte.
Programe-se
Ainda há duas apresentações do desfile cênico-musical para acontecer, no sábado, 8, e no domingo, 9, sempre às 20h. Os ingressos podem ser adquiridos na Casa da Cultura ou pelo site www.festanacionaldauva.com.br. Preços: R$ 25 (normal) e R$ 12,50 (meia-entrada).
Celebração
Etnias são destaque no desfile cênico-musical da Festa da Uva de Caxias
Senegales e haitianos são sempre reverenciados e aplaudidos pelo público
GZH faz parte do The Trust Project