Às vesperas de completar um ano do incêndio que matou 242 pessoas na Boate Kiss, em Santa Maria, em 27 de janeiro de 2013, o Pioneiro conferiu como está a situação das principais casas noturnas de Caxias do Sul.
Com a ajuda do Corpo de Bombeiros, o levantamento concluiu que os cinco maiores estabelecimentos do tipo na cidade (Pespi, All Need Master Hall, Upside Hall, Panela Velha e Bulls) estão dentro das exigências da lei e possuem alvará de prevenção e combate a incêndios dentro da validade.
Além disso, na quinta-feira, dia 23 de janeiro, o Pioneiro visitou aleatoriamente quatro bares entre 23h e 2h30min. A vistoria, sem nenhuma pretensão técnica, verificou as condições de segurança no Curinga Bar, Bier Haus, Deck e Taha'a Bar.
Todas as quatro tinham extintores de incêndio, sinalização indicando a saída e portas que abrem no sentido do fluxo. A situação que mais chamou a atenção foi a do Curinga, cuja saída de emergência frontal estava bloqueada, pelo lado de fora, com uma cortina de ferro.
Conversando sem se identificar com os frequentadores, a constatação foi de quem muitos ainda não se preocupam com a segurança do ambiente, tampouco conferem se a casa tem alvará ou exibe a lotação máxima. A maioria dos jovens com quem a reportagem conversou admitiu que o fato de ver um extintor de incêndio já os deixava mais tranquilos.
A blitz
Bier Haus
Saída de emergência: a saída de emergência é a mesma porta de entrada.
Sinalização de emergência: existe, mas não é iluminada
Saída desobstruída: sim
Extintor/Alvará visível: sim / sim
Limite de lotação visível: sim, na porta de entrada
Exigência de comanda na saída: sim
Curinga
Saída de emergência: além da porta de entrada, que permite a passagem de uma pessoa por ver, o lugar possui uma saída de emergência frontal sinalizada. No entanto, no horário em que o Pioneiro esteve no local, uma cortina de ferro bloqueava a porta pelo lado de fora. O proprietário não foi localizado pela reportagem para falar sobre o caso
Sinalização de emergência: existe, mas não é iluminada
Saída desobstruída: não
Extintor/Alvará visível: sim / não
Limite de lotação visível: não
Exigência de comanda na saída: sim
Deck
Saída de emergência: a saída de emergência é a mesma porta de entrada
Sinalização de emergência: sim, mas não iluminada
Saída desobstruída: parcialmente (um lado da porta de saída estava bloqueada pelo lado de fora com uma cadeira, usada pelo porteiro para cadastrar as comandas de quem entra)
Extintor/Alvará visível: sim /sim
Limite de lotação visível: não
Exigência de comanda na saída: sim
Taha'a Bar
Saída de emergência: há duas saídas no subsolo e mais a porta de entrada
Sinalização de emergência: sim, mas não é iluminada
Saída desobstruída: parcialmente (camarote cercado e degraus)
Extintor/Alvará visível: sim / sim
Limite de lotação visível: não
Exigência de comanda na saída: sim
Confira reportagem completa sobre o assunto no Pioneiro deste final de semana