O calor no Rio Grande do Sul está acima do normal para janeiro. Neste mês, Caxias do Sul já registrou temperaturas de 32,8°C, dia 20, e de 32,4°C, no dia seguinte. A última vez que o marcador do termômetro tinha subido tanto no primeiro mês do ano foi em 2006, mais precisamente no dia 9, quando fez 33,3°C, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
- As frentes frias têm passado muito rapidamente pelo Sul, então dá para perceber que o bloqueio está mais forte, tanto que a zona de convergência do Atlântico Sul, que leva chuva para o Sudeste, também diminuiu - explica a meteorologista Kelen Andrade, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe).
- Esse bloqueio só pode ser rompido por uma forte frente fria continental, que traga a umidade da Amazônia passando pelo interior do continente, e não há previsão de que isso ocorra antes da segunda semana de fevereiro - diz a meteorologista Olívia Nunes, da Somar Meteorologia.
O forte calor, terça-feira, fez com que muita gente buscasse alternativas para se refrescar em Caxias do Sul. O estudante Luiz Henrique Araujo Souza, 14 anos, aproveitou o intervalo do futebol no Parque dos Macaquinhos para tomar bastante água.
Para esta quarta-feira, a Central RBS de Meteorologia prevê a máxima de 31°C em Caxias do Sul, mas deve chegar a 33°C nos próximos dias. Arroio do Sal terá máximo 30°C, nesta quarta.
Verão
Calor em Caxias do Sul deve permanecer até a próxima semana
Município não registrava máximas tão altas em janeiro desde o ano de 2006
GZH faz parte do The Trust Project