O 5º Comando Regional de Bombeiros (5º CRB), com sede em Caxias do Sul, apresentou na sexta-feira o Check in Legal, um aplicativo que permite ao cidadão conferir (e fiscalizar) as condições de segurança dos estabelecimentos da cidade, como shoppings, restaurantes, clubes, boates e lojas, entre outros.
O aplicativo utiliza o sistema QR Code (um tipo de código de barras bidimensional que pode ser lido por smartphones e tablets) para viabilizar informações como validade do alvará, itens de segurança, além de oferecer com conteúdo extra (fotos, mapas e vídeos de saídas de emergência e locais de extintores, por exemplo). Todos os estabelecimentos cadastrados no Sistema Integrado de Gestão de Prevenção de Incêndio (Sigpi) poderão ter um QR Code próprio e exibi-lo ao público.
A informações acessadas pelo cidadão também poderão ser compartilhadas pelas redes sociais, ajudando a divulgar os estabelecimentos que estão adequados à lei.
O comandante do 5º CRB, tenente-coronel Ricardo Villarejo França, divulgou ainda números sobre o trabalho realizado pela corporação em 2013. De acordo com ele, foram investidos R$ 741.119,62, entre compra de novos equipamentos, veículos e gastos com manutenção.
O número de inspeções realizadas em estabelecimentos, conforme França, também vem crescendo. Em 2011, foram 2.356, subindo para 4.774 em 2012 e 3.120 até 20 de novembro deste ano. No total, foram vistoriados mais de 4,1 milhões de metros quadrados.
Prevenção a incêndios
5º Comando Regional de Bombeiros, em Caxias do Sul, lança o aplicativo Check in Legal
Com ajuda do QR Code, cidadão pode verificar se estabelecimento está adequado às normas de segurança
GZH faz parte do The Trust Project