Atendendo a determinação do prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho, de priorizar a oferta de água potável a toda a população, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) deu por concluída no último dia 19 de dezembro a primeira etapa do Programa de Ampliação do Abastecimento e Consumo Consciente da Água (Proag), criado em março. Segundo levantamento da autarquia, foram implantados 6,3 quilômetros de rede, que beneficiarão 585 moradias.
A lista de pedidos na mesa do Samae, no entanto, é bem maior. Pelo menos 2.360 famílias das zonas urbana e rural estão à espera de água nas torneiras. Desta demanda, a segunda etapa do Proag prevê atender mais 1,6 mil até o final de julho de 2014.
É nessa fase que se encontra o pedido de 90 moradores da localidade de Travessão Porto, no bairro Parada Cristal. Na casa do morador Itacir Rech, o líquido não falta nas torneiras porque ele e parentes que residem nas proximidades dividem um poço artesiano com 75 metros de profundidade há cerca de 10 anos.
Com a ajuda de uma bomba, o líquido é levado até um reservatório e desce, por gravidade, até as casas. Até perfurarem o poço, os Rech precisavam se abastecer em uma vertente que ficava no alto do morro.
- A gente poupa bastante para não faltar e capta água da chuva para usar na plantação. Mas não sei até quando esse poço vai aguantar. Seria importante contar com a rede do município, para ter certeza de que não ficaremos sem água qualquer dia desses - comenta Rech, que divide a casa com a mulher e dois filhos.
Os pedidos da fase 2 já foram analisados e aguardam liberação de recursos ou a assinatura de termos de ajustamento de conduta (TACs) por se tratarem de áreas irregulares, como é o caso de 350 famílias em Paraíso Cristal, nas proximidades da pedreira Guerra.
Abastecimento
2,3 mil famílias de Caxias do Sul estão na lista para receber água potável
Programa do Samae já conseguiu atender neste ano 585 moradias em 16 localidades
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: