Às vésperas do feriadão que antecede o veraneio, alguns serviços ainda deixam a desejar nas praias preferidas dos moradores da Serra. Ruas esburacadas, água empoçada, falta de sinalização, muito capim e entulhos jogados em via pública são alguns dos problemas constatados pelo Pioneiro.
Confira galeria de fotos sobre a infraestrutura em Curumim e Arroio do Sal.
A decepção é maior em Curumim, em Capão da Canoa. A Avenida Aimoré, principal do distrito, está deteriorada. A expectativa é reparar as crateras a partir de hoje, segundo subprefeito José Marques. Para receber os visitantes no feriadão, o distrito também providenciou a capina do trevo e da estrada de acesso e embelezou a Praça da Santinha para uma missa campal, onde são esperadas pelo menos 3 mil pessoas na noite de sábado.
Nas ruas paralelas, porém, a situação muda. É comum encontrar móveis velhos e restos de construção sobre calçadas e canteiros, o que só amplia a impressão de abandono. Na terça-feira, alguns pontos continuavam parcialmente alagados pela chuva da noite anterior, um indicativo da inexistência de obras de drenagem e escoamento.
Outro setor que deixa a desejar é a sinalização no trânsito.Fica difícil saber de quem é a preferência em algumas ruas que cortam a Avenida Aimoré por falta de placas de regulamentação. Ao saber que a reportagem estava no distrito, o pedreiro aposentado Adelar Antônio Zanotto, 59, convocou amigos em uma lancheria para protestar em plena avenida:
- Eu e alguns moradores chegamos a um consenso de que não adianta pagar o IPTU se não tem retorno.
Dê sua opinião: quais os problemas que você encontra na sua praia?
Em Arroio do Sal, o cenário é um pouco melhor. As vias principais estão bem cuidadas, mas ruas internas necessitam de capina e há muitos buracos. O que incomoda, porém, é o acúmulo de entulho nas esquinas. Há cerca de dois meses, o fim do contrato entre a prefeitura e uma empresa terceirizada suspendeu o recolhimento desse tipo de material. O último edital também foi impugnado. O problema se agravou porque alguns proprietários dispensam detritos sem se preocupar com as consequências.
Outro detalhe que chama a atenção é o avanço da areia sobre o calçadão da Avenida Beira Mar Sul, em frente à Praça Jovino Alves Pereira, a Praça do Mar. Em alguns trechos, a benfeitoria desaparece sob as dunas.
Nesse caso, a culpa não é da prefeitura. A remoção da areia e a instalação de cercas de contenção dependiam de autorização da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), mediante aprovação do Plano de Manejo de Dunas Frontais.
Nesta semana, o município obteve deliberação do Ministério Público para retirar a areia e recolocá-la sobre as dunas, segundo o secretário do Meio Ambiente, Maicon Bauer Schardosin.
expectativa é limpar o calçadão em poucos dias, para alívio da dona de casa Eredi Buffon, 63. Ela percorre diariamente o trecho de cerca de três quilômetros entre Areias Brancas e Figueirinha. Boa parte da caminhada acontece na rua por falta de opção.
- Está difícil caminhar por aqui. Se quiserem atender ao que nós precisamos é preciso ampliar o calçadão de uma praia a outra - sugere Eredi.
Até o final do ano e durante o veraneio, Arroio do Sal inaugurará diversas obras. A operação tapa-buracos será finalizada até o final deste mês, incluindo 27 quilômetros da Interpraias, além de abertura e pavimentação das ruas Paulista, Uruguaiana e 15 de Novembro e da Avenida Torres.
A Avenida Assis Brasil recebeu lâmpadas e luminárias mais potentes. A Praça do Mar deve ser revitalizada antes do Natal com a implantação de uma academia ao ar livre com 30 equipamentos para ginástica, bancos, iluminação e câmera de vigilância. O acesso à praia também deve ganhar passarelas sobre as dunas.
Durante o veraneio, a promessa é asfaltar o Anel Viário Central e o acesso ao Balneário Atlântico (da Estrada do Mar até o calçadão da Beira Mar). Haverá internet gratuita à beira mar com 10 computadores em parceria com a Procergs e cinco arenas esportivas na praia, entre outros serviços. A capina mecânica será intensificada até o final do ano. O arroio central da cidade ganhará jardins, bancos e passarelas.
Já em Curumim, a intenção é investir R$ 500 mil em obras somente em março, de acordo com o subprefeito José Marques. Por enquanto, será ampliada a capina e o recolhimento de lixo e melhorias na sinalização.
- Vamos fiscalizar com mais rigor quem largar os entulhos porque não é obrigação da prefeitura oferecer esse serviço - diz Marques.