Com a reformulação do Desfile Cênico Musical da Festa da Uva em 2012, considerada grande novidade da última edição, a Diretoria de Cultura e Desfiles resolveu manter o mesmo formato em 2014. O tema "Na Alegria da Diversidade" e os 60 anos do Monumento do Imigrante serão lembrados durante todo o percurso.
O desfile cênico musical será dividido em pré-abertura, três blocos temáticos e cena final, contando com a participação da Cia. Municipal de Dança, Orquestra Municipal de Sopros, Coral Municipal, grupos de dança e corais da cidade. Serão nove carros alegóricos sobre chassi motorizados e 64 módulos móveis e alegorias, empurrados manualmente.
A abertura trará bailarinos com danças aéreas em paredes montadas nas laterais da Catedral Diocesana.
O bloco Pioneiros, primeiro a entrar na Sinimbu, trará o Monumento do Imigrante, o carro da embaixatrizes e tendeiras distribuindo uvas. No segundo bloco, chamado de Nação de Nações, será evidenciada a diversidade cultural com a exploração das etnias.
Já o terceiro bloco, denominado Porto de Esperanças, abordará o desenvolvimento da cidade, retratando o atual cenário de Caxias. Os novos imigrantes serão destacados, assim como as crianças. Neste momento, também aparecem as soberanas da Festa da Uva.
A cena final será construída em frente as escadarias da Catedral, envolvendo encenação, dança e música.
Segundo o secretário municipal de Cultura e diretor de Cultura e Desfiles da Festa da Uva, João Tonus, o desfile terá cerca de 1,2 mil figurantes e duração aproximada de 1h30min. Eles acontecerão sempre à noite, às 20h, em oito datas pré-agendadas, a partir de fevereiro.
Na Sinimbu
Cerca de 1,2 mil figurantes participarão do Desfile Cênico Musical da Festa da Uva de Caxias
Blocos temáticos e cenas especiais prometem levar um grande público ao centro da cidade
GZH faz parte do The Trust Project