Nenhum especialista, médico, religioso ou autoridade do assunto está na sala da sede do Alcoólicos Anônimos (AA), no prédio da Cruz Vermelha, em São Pelegrino, para a reunião. Apenas pessoas que já entregaram o emprego, a casa ou a família em troca do álcool. Eles conhecem bem o choro do colega que confessa, durante oito minutos cronometrados, os transtornos que o alcoolismo causou para a vida de cada um. Não é preciso ter vergonha: com o tempo, se tornam amigos e confidentes.
- Aquele aí na frente deve estar falando sobre mim. Alguém contou pra ele que eu quebrei todos os móveis de casa, quase bati na minha esposa, e isso deve ser uma indireta - desconfia um dos alcoólicos.
Mas não é indireta. Afinal, todos que abusam do álcool e o transformam em doença sofrem consequências parecidas. A troca de experiências por meio do diálogo é o foco que o tratamento do AA oferece para mais de 100 pessoas em Caxias do Sul.
No ano em que comemora 35 anos de atuação na cidade, a entidade se divide em cinco grupos com encontros à tarde e à noite. Qualquer pessoa com problemas ocasionados pelo alcoolismo encontra as portas abertas para um papo sem preconceito e acolhedor. Basta procurar ajuda.
Nesta sexta-feira, às 20h, uma reunião informativa aberta será ministrada para toda a comunidade. Interessados devem ir até a filial na Rua Feijó Junior, 269, bairro São Pelegrino.
O AA oferece ajuda gratuita para alcoólicos e familiares. Não é necessário agendar horário, basta comparecer em uma das sedes abaixo.
- Grupo Altruísta, Santa Catarina e Mão Amiga
Rua Garibaldi, 596, Centro.
Horários: 20h e 16h, diariamente, exceto na terça-feira
- Grupo Reencontro
Rua Feijó Junior, 269, São Pelegrino
Às 20h, nas terças e sextas-feiras.
- Grupo Vida Nova
Departamento do Colégio Pe. João Schiavo, Fazenda Souza
Aos sábados, às 14h.
Serviço
Alcoólicos Anônimos completa 35 anos de atuação em Caxias do Sul
Reunião informativa ocorre nesta sexta-feira
GZH faz parte do The Trust Project