Quem passou pela Rua General Sampaio nas últimas semanas viu formas e cores tomarem conta, aos poucos, da fachada do Museu dos Capuchinhos, em Caxias do Sul. O grafite, que traz São Francisco de Assis em meio à natureza, é a parte mais visível de um projeto bem maior - o Desenhando Trajetórias -, idealizado pelo Museu dos Capuchinhos (Muscap) em parceria com a Legião Franciscana de Assistência aos Necessitados (Lefan) e com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (Pró-cultura RS).
A intenção, conforme o diretor do Muscap, frei Celso Bordignon, é aproximar a arte do grafite com a arte sacra e também colocar a criança e o adolescente em contato com o museu.
Confira o timelapse:
Entre os dias 26 de agosto e 23 de outubro, 25 alunos dos 10 aos 16 anos vindos de diversas escolas caxienses conheceram um pouco da arte urbana com o artista gráfico Gustavo Gomes. Em aulas semanais, receberam noções sobre as técnicas do grafite, desenharam, pintaram e criaram quadros com temática livre e inspirados na arte sacra e na história de São Francisco de Assis, criador da Ordem Franciscana, de onde se origina a família dos freis capuchinhos.
- Eles tiveram uma evolução surpreendente. A idéia que descubram o seu estilo e continuem grafitando e se aperfeiçoando depois do curso - destaca Gomes, que é grafiteiro há 12 anos.
A estudante Talita Ester Severo Bertollo, 13, da Escola Erico Cavinatto, é uma apaixonada pelo grafite e um dos estudantes que mais se destacou durante o curso, conforme o professor.
- Uma amiga me disse que ia fazer e aproveitei para vir também. Sempre quis aprender a grafitar, para deixar a cidade mais bonita, mais colorida. Assim que der, vou grafitar o meu quarto e o de uma amiga que já me pediu - conta Talita.
Para a garota, que adora desenhar rostos e olhos, o curso foi uma chance de aperfeiçoar seu traço e de aprender técnicas que vai levar para a vida toda.
- Graffite é arte, pichação, não. Pichar só deixa a cidade mais feia, mais bagunçada - acredita Talita, que no futuro quer trabalhar profissionalmente com graffite e andar de skate.
O encerramento do Desenhando Trajetórias será neste sábado, das 14h às 18h, com uma série de atividades. Além de conferir as obras dos alunos atendidos pelo projeto, o público poderá se aventurar a grafitar em um muro free, preparado para esse fim.
Também haverá apresentações de rap com os Poetas Divilas, e de dança de rua com B.Boy Foguinho e Lucas Name Restinga CRew.
A apresentação da nova fachada do Muscap, grafitada por Gomes e pelo artista gráfico Lucas Castilhos, também será uma das atrações do encerramento do projeto.