É por meio de uma técnica aprimorada de reciclagem do asfalto que o Daer planeja repavimentar a Rota do Sol (RSC-453), trecho de 52 km que compreende Caxias do Sul a Lajeado Grande, distrito de São Francisco de Paula.
A obra, prevista no programa Crema Serra, deve iniciar em outubro e ser concluída em abril de 2014. Diferentemente do processo usual, onde o asfalto antigo era inutilizado, o método prevê o reaproveitamento de parte do material asfáltico.
>>Daer faz operação tapa buracos
>> O que você acha da situação da Rota do Sol? Você passou por lá recentemente, teve algum problema? Deixe seu relato no mural
>>Confira uma galeria de fotos dos buracos da Rota do Sol
- A estutura do pavimento asfáltico é formada por várias camadas: base, sub-base e revestimento asfáltico, que é a superfície de rolamento. Uma máquina, que é praticamente uma usina asfáltica, trabalha sobre a pista e arranca os últimos 20 cm da camada. O material arrancado é misturado com outros componentes - explica o superintendende regional do Daer de Bento Gonçalves, Silvio Roberto Pinheiro David.
A película asfáltica é devolvida à pista e espalhada pela própria máquina. Posteriormente, ela é compactada. Por fim, é feito tratamento superficial duplo, um outro tipo de pavimento de 2 a 3 cm que será a superfície de rolamento.
Depois de um ano, uma nova camada de concreto asfáltico é espalhada sobre a camada reciclada.
A obra está orçada em R$ 65 milhões e inclui, além da pavimentação, a conservação, sinalização e manutenção da rodovia por cinco anos. David vê com entusiamo o futuro da estrada e garante a durabilidade da obra.
O professor de engenharia civil da PUC, Lélio Brito, também é um entusiasta da técnica de reciclagem de asfalto. Entre as vantagens, estão o reaproveitamento do material e a redução do uso de matéria-prima natural.
Além delas, também se economiza nas distâncias de transporte, já que não é preciso transportar o material até uma usina, pois os recicladores arrancam a camada de asfalto e já fazem a incorporação do material.
manuela.teixeira@pioneiro.com
andrei.andrade@pioneiro.com