O recém-restaurado prédio do antigo Patronato Agrícola, um joia encravada no bairro Cinquentenário, em Caxias do Sul, está aguardando interessados em sua locação. O imóvel, inaugurado em 1928 e tombado pelo Patrimônio Histórico de Caxias do Sul em setembro de 2003, pertence à Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) desde 1969.
Os recursos para recuperar o palacete, abandonado desde que a associação mudou-se de lá para a nova sede, ao lado, em 1981, vieram da venda do potencial construtivo obtido com o próprio tombamento. No total, foram investidos até agora R$ 1,3 milhão. Para concluir o serviço, seriam necessários pelo menos mais R$ 250 mil, valor que poderia vir da negociação com o futuro locatário, afirma a presidente da Apae, Bernardete Vezaro.
- Não fizemos as instalações elétricas, a pintura nem os acabamentos da parte da ala nova anexa (em vidro, aço e policarbonato) porque o locatário poderá escolher que tipo de cômodo, piso e revestimento que quer ali - justifica Bernardete.
O valor obtido com a locação do edifício seria usado para custear as atividades da Apae, que atende a mais de 500 crianças e adolescentes.
Concluído há cerca de seis meses, o trabalho de recuperação foi executado pelos arquitetos Carlos Eduardo Mesquita Pedone, Luiz Nerino Xavier, Helton Estivalet Bello e Jaqueline Viel Caberlon Pedone. Após um estudo completo das condições gerais do imóvel, a reforma se iniciou pelo telhado, passando pela troca das calhas e beirais, novas esquadrias de portas e janelas, escadas que levam ao segundo e terceiro andares, assoalho e piso de porcelanato rústico. Internamente, acrescenta o arquiteto Carlos Pedone, também foram feitas adequações para permitir uma maior integração entre os cômodos, com abertura de paredes.
A ala nova, com três andares, foi criada para permitir a instalação de sanitários, por exemplo, que não existiam na planta original.
Arraste o mouse e veja a transformação do prédio do Patronato, no bairro Cinquentenário. (Fotos: Nereu de Almeida e Daniela Xu/ Agência RBS)
Confira mais informações sobre o prédio do Patronato na edição do Pioneiro desta sexta-feira.