Duzentos e trinta e três. Esse é o número de buracos que a reportagem do Pioneiro contabilizou nesta terça-feira no trecho entre Lajeado Grande, distrito de São Francisco de Paula, e Caxias do Sul, na RSC-453 (Rota do Sol).
De sexta-feira a segunda, as quatro borracharias do local atenderam no total a pelo menos 70 veículos. O número exclui aqueles que tiveram pneus furados e não buscaram auxílio. Dois acidentes foram registrados pela Polícia Rodoviária Federal.
>> O que você acha da situação da Rota do Sol? Você passou por lá recentemente, teve algum problema? Deixe seu relato no mural
>>Confira uma galeria de fotos dos buracos da Rota do Sol
A água da chuva impede que os motoristas vejam a profundidade do buraco e, muitas vezes, ainda os camufla. Para quem trafega na estrada pela primeira vez, a tragédia é anunciada.
- Às quatro horas da manhã de sábado atendi dois casais de Florianópólis (SC) que viajavam juntos, no mesmo carro. Eles furaram dois pneus - conta Antônio Ribeiro, 50 anos, proprietário da borracharia Boca da Serra. No mesmo dia, às 22h, ele socorreu um casal de Criciúma (SC) com duas crianças.
Os atendimentos à noite e nas madrugadas, aliás, são comuns entre aqueles que têm borracharia. Francisco de Oliveira, 60 anos, fez três atendimentos durante as madrugadas do último final de semana. Ao total, ele prestou assistência a mais de 20 veículos entre sexta e segunda-feira.
De acordo com o superintende do Daer, Silvio Roberto Pinheiro David, o órgão aguarda o fim das chuvas para iniciar uma operação tapa-buracos emergencial. De acordo com ele, a última foi realizada entre 15 e 20 dias atrás.
- Começamos a nos mobilizar segunda, mas não deu tempo de trabalhar na estrada porque começou a chover de novo. Com o tempo melhorando, em dois dias faremos a operação. O pavimento está ruim e a cada chuva são necessárias operações tapa-buracos. Em outubro, a estrada receberá obras do Crema Serra de substituição do asfalto - afirma.
Estradas
Reportagem do Pioneiro contabiliza mais de 200 buracos na Rota do Sol
No final de semana, pelo menos 70 veículos procuraram as borracharias entre Lajeado Grande, São Francisco de Paula, e Caxias do Sul
GZH faz parte do The Trust Project