O Plano Municipal de Resíduos Sólidos, projeto que os municípios deveriam ter finalizado em agosto de 2012, ainda está sendo construído nas principais cidades da Serra.
Conforme a proposta do governo Federal, os municípios devem criar seus próprios planos municipais de resíduos sólidos e promover ações e campanhas de esclarecimento sobre a gestão correta do lixo. Uma das normas estabelecidas é o depósito de resíduos sólidos em aterros sanitários licenciados.
Vacaria já está com o material quase finalizado. O secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Eduardo Pagot, disse que o município tem aterro sanitário licenciado e, atualmente, procura local para receber os resíduos de construção. Também já encaminhou licitação para gestão de lixo eletrônico.
- Nós temos uma Central de Recolhimento de Embalagens de Agrotóxicos, que recebe embalagens de toda a região. Mas ainda temos que avançar com relação a coleta seletiva. Ela já acontece, mas a cada ano tem que ser revitalizada - explicou.
As prefeituras que não cumprirem o prazo ficarão impedidas de obter recursos federais destinados a empreendimentos e serviços relacionados à limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos, ou serem beneficiadas com incentivos ou financiamentos de entidades federais de crédito ou fomento.
Em caso de descumprimento serão aplicadas multas de R$ 50 a R$ 500.
Meio Ambiente
Principais municípios da Serra ainda não têm Plano de Resíduos Sólidos concluído
Aqueles que descumprirem norma terão recursos federais para área vedados
GZH faz parte do The Trust Project