O projeto Atleta na escola, criado pelo Ministério da Educação (MEC) para democratizar o acesso ao esporte, desenvolver valores olímpicos entre estudantes e identificar jovens talentos, recebeu apenas uma adesão em Caxias do Sul. É a da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Vicente de Paulo, no bairro São Vicente, que atende a 140 alunos com idade entre seis e 12 anos.
Todos os estabelecimentos participantes receberão ajuda de R$ 1 mil e mais R$ 3 por estudante de 12 a 17 anos, conforme o Censo Escolar do ano anterior. O dinheiro será usado para compra de material, pagamento de reparos e pequenas ampliações que favoreçam a manutenção, conservação e melhoria das instalações físicas da escola.
- O esporte faz brotar o que a pessoa tem de melhor. Ele proporciona que ela se veja como cidadã, aprenda a ter responsabilidades e tenha consciência de seus direitos. O esporte está ligado aos deveres, tem regras. E as crianças precisam aprender a respeitar regras, a sociedade está precisando de regras - acredita o professor de educação física Rudimar Reali, autor do projeto enviado ao MEC.
A inscrição no projeto Atletas na escola foi condicionada à realização de um campeonato interno na escola. A São Vicente de Paulo realizou a competição na sede da Fundação Marcopolo, que colabora com a escola custeando transporte para a participação em competições, professores e com espaço para a realização de oficinas esportivas.
Conforme o MEC, a segunda fase do projeto evoluirá para etapas municipais, estaduais e, por fim, uma competição nacional. Após as competições, que terminam em novembro, serão selecionados jovens para treinamento de alto rendimento. Este ano, o foco será nas competições de atletismo. Os estudantes poderão disputar corridas de velocidade e provas de resistência e salto. No ano seguinte, estão previstas as modalidades de judô e vôlei, além de esportes paraolímpicos.
No Rio Grande do Sul, 1,1 mil escolas participam do projeto do ministério: 754 municipais, 337 estaduais, oito particulares e uma federal.
Confira mais informações sobre o projeto na edição do Pioneiro deste final de semana.
Educação
Escola São Vicente de Paulo é a única de Caxias do Sul a participar de projeto do MEC na área de esportes
Iniciativa do governo federal quer desenvolver valores olímpicos e encontrar jovens talentos
GZH faz parte do The Trust Project