Com a aprovação do projeto que autoriza a contratação de médicos temporários, a Secretaria da Saúde espera abreviar o tempo de preenchimento das vagas nas unidades básicas de saúde e serviços de emergência de Caxias do Sul.
>> Médicos entregam carta ao prefeito Alceu Barbosa Velho, em Caxias
>> Ausência de médicos em UBSs não impactou no atendimento na quarta em Caxias
A proposta é uma alternativa ao concurso público, que muitas vezes não atrai candidatos suficientes para atender pelo SUS. Segundo a secretária Dilma Tessari, o Executivo agora tem a possibilidade de contratar 173 médicos de forma emergencial. Isso não significa, porém, que os profissionais serão chamados imediatamente. As vagas serão preenchidas conforme a necessidade.
A lei permite que o município conte rapidamente com especialistas e clínicos sem a necessidade de aguardar meses como ocorre em concursos. Atualmente, alguns cargos de especialistas, por exemplo, sequer são ocupados por falta de interessados.
- A prioridade é sempre chamar o médico por concurso, mas se não há um especialista disponível, o preenchimento fica barrado. Então, o contrato temporário ajuda a suprir essa carência de forma mais rápida - explica Dilma.
Atualmente, Caxias tem 375 médicos que atendem pelo SUS. Desse total, 68 são temporários. A lei atual que permite a contratação de médicos temporários vale até agosto. A nova lei precisa ser sancionada pelo prefeito Alceu Barbosa Velho para entrar em vigor.
CARGOS APROVADOS:
- 35 médicos para a Estratégia da Saúde da Família
- 61 clínicos e especialistas
- 77 médicos para o Pronto-atendimento 24 horas, Samu e Central de Regulação de Leitos
SUS
Contratos temporários de médicos são alternativa a concurso público em Caxias do Sul
Projeto aprovado pela Câmara dos Vereadores garante mais 173 cargos
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: