"A legislação ambiental garantindo a sustentabilidade de nossa cidade" foi o tema que impulsionou os projetos de lei inscritos no V Parlamento Ambiental de Caxias do Sul. O concurso, que aconteceu durante a Semana do Meio Ambiente, tinha como objetivo incentivar os estudantes a criar soluções sustentáveis para a cidade nas questões que envolvem o meio ambiente.
Cinco deles foram selecionados e apresentados nesta semana na Câmara de Vereadores pelos próprios autores. Caso haja interesse dos poderes executivo e legislativo, os projetos podem tornarem-se lei.
O Secretário do Meio Ambiente, Adivandro Rech, diz que as propostas de 2013 vão ao encontro dos objetivos da pasta e elogia as iniciativas.
- Estou impressionado com a qualidade dos trabalhos. O de cremação, por exemplo, se aproxima do que nós já viemos planejando. Estamos providenciando um processo de licitação para possibilitar a cremação por famílias que utilizam cemitério público. Criar cemitérios é oneroso para a administração, além de serem altamente poluentes. Já há também um estudo da secretaria sobre o telhado verde, outro projeto apresentado - explica.
Os estudantes que tiveram seus projetos escolhidos receberam troféu e certificado de premiação. Algumas faculdades também premiaram alunos.
A Unopar concedeu 50% de uma bolsa de pós-graduação para o estudante que teve projeto premiado e a Famur, uma bolsa de graduação integral, dividida entre os três estudantes que tiveram projeto selecionado.
Confira os projetos:
PROJETO 1
Institui a política municipal dos serviços ambientais, o programa municipal de pagamento por serviços ambientais, estabelece formas de controle e financiamento desse programa. O Programa Municipal de Pagamento por Serviços Ambientais - Produtor de Águas implementa o pagamento das atividades humanas de restabelecimento, recuperação, manutenção e melhoria dos ecossistemas que geram serviços ambientais
Autor: Jairo José Rech, estudante de Gestão Ambiental
Instituição: UNOPAR
PROJETO 2
Institui a Utilização do Telhado Verde nas Construções Civis, em Caxias do Sul. O telhado verde é uma técnica de arquitetura que consiste na aplicação e uso de solo e vegetação sobre uma cobertura de edificações com impermeabilização e drenagem adequadas, proporcionando melhorias nas condições de conforto termoacústico e paisagismo das edificações, reduzindo a poluição ambiental e compensando parcialmente a área impermeável ocupada no térreo da edificação.
Autor: Carolina Gabriela Roos, estudante de Administração
Instituição: FAI
PROJETO 3
Institui o Programa de Tratamento de Efluentes em Salões de Beleza, Centros Estéticos e atividades correlatas no município de Caxias do Sul. Com o projeto, tornaria-se obrigatório a instalação de filtros de água "Eco Filtros" em lavatórios d estabelecimentos que utilizem restos de tinturas, xampus, pigmentos, amônia, formol, água oxigenada, entre outros, causando grande impacto no ecossistema, a partir da poluição de mananciais e do lençol freático.
Autor: Juliano Alex Saraiva, estudante de Administração e co-autoria de Lo Yu Chen
Instituição: FAI
PROJETO 4
Dispõe sobre a implementação, à população de baixa renda, da possibilidade de escolha da cremação na cidade de Caxias do Sul. Devido ao aumento populacional e a falta de espaço para o processo de sepultamento, bem como pela degradação ambiental que este gera em decorrência da decomposição do corpo humano que libera um líquido tóxico e que, como consequência polui os lençóis freáticos, tem-se que a cremação é uma possível saída a este impasse.
Autores: Alexandre Lamas Rodrigues, Jéssica Cristianetti e Larissa Wegner Cezar, estudantes de Direito. Grupo coordenado pelo professor Agostinho Oli Koppe Pereira.
Instituição: Universidade de Caxias do Sul
PROJETO 5
Dispõe sobre a obrigatoriedade de implantação de sistema captação de energia solar nas edificações do município de Caxias do Sul. O projeto visa a obrigatoriedade da instalação de Sistemas de Energia Solar nas futuras edificações de Caxias do Sul, para iluminação ecológica, aquecimento de água e redução de custos e impactos ambientais.
Autores: Durival Daros, Gean Lorenzet e Marieli Pauletti, estudantes de Administração
Instituição: Faculdade Murialdo