Sete sobrados com risco de desabamento foram interditados pelos bombeiros na noite desta terça-feira, em Caxias do Sul. Os imóveis do Residencial Villa Margarida ficam na Rua Aurélio Tonietto, no bairro São Caetano. Sete famílias tiveram que deixar as casas às pressas. Algumas só tiveram tempo de pegar peças de roupas e documentos.
A inspeção dos bombeiros foi solicitada por um morador. Os defeitos não são de agora, mas as rachaduras se ampliaram no final de semana. Pisos e paredes laterais estão cedendo. O residencial foi inaugurado em 2011. Naquele ano, os construtores fizeram a primeira reforma por conta de fissuras. Nos últimos meses, os problemas voltaram a aparecer e assustaram os 15 moradores.
- Algumas rachaduras têm quatro ou cinco centímetros. Pior que sou de Bagé e não tenho para onde ir - desabafou Daniele Rostand, 32 anos, que mora com a filha de oito anos.
A interdição dos bombeiros será mantida até que a construtora apresente um laudo que comprove a segurança dos sobrados. Os moradores compraram os imóveis por meio de financiamento. Cada moradia foi vendida, na época, por R$ 100 mil.
- Sou distribuidor de doces e todo meu estoque ficou dentro de casa. Não posso entrar para retirar e agora não tenho como trabalhar. O que faço? - questionou Everton Matos, 33.
Os moradores pretendem se reunir com os donos da construtora na manhã desta quarta-feira. O Pioneiro não conseguiu localizar os responsáveis pela empresa até a noite desta terça-feira.
Habitação
Sobrados que correm risco de desabar são interditados no bairro São Caetano, em Caxias do Sul
Sete famílias do Residencial Villa Margarida ficaram desabrigadas
Adriano Duarte
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project