O convênio de cessão de uso do leito ferroviário foi renovado por mais 20 anos. O trecho é compreendido entre a estação do bairro São Pelegrino e o bairro Forqueta. Um termo aditivo de compromisso foi assinado segunda-feira, entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura, e o município de Caxias do Sul.
O município apresentou justificativas ao Estudo de Viabilidade do Trem Regional da Serra Gaúcha, contratado pelo Ministério dos Transportes e apresentado em audiência pública em maio. A cidade também argumentou que trabalha em projetos para uso de natureza cultural, de lazer, turística, compartilhamento para uso ferroviário, com as adequações urbanísticas e viárias necessárias.
Projetos para o trecho, como o Parque Linear, a criação de uma ciclovia e pistas de caminhada ligando o pátio da estação até a perimetral sul estão em tramitação.
Patrimônio
Cessão de uso do leito ferroviário entre São Pelegrino e Forqueta pela prefeitura de Caxias é renovado por mais 20 anos
Um termo aditivo de compromisso foi assinado entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o município de Caxias do Sul