Docente da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Flávia Brocchetto Ramos trabalha na formação de professores. Graduada em Letras, com mestrado e doutorado em Teoria da Literatura e pós-doutorado em Educação, Flávia respondeu ao Pioneiro questões sobre as dificuldades que as pessoas têm, mesmo alfabetizadas, de entenderem textos do dia a dia.
O assunto é tema do 1º Prêmio RBS de Educação - Para Entender o Mundo (confira mais informações abaixo), que vai homenagear e divulgar boas ideias daqueles que se preocupam em incentivar a leitura em sala de aula ou em grupos comunitários.
Para Flávia, há dois fatores determinantes para a falta de compreensão de textos, seja
de jornais, revistas ou de livros. Um deles é a deficiência no processo de aprendizado da leitura. O outro motivo é o não exercício da leitura.
- Ter concluído ensino fundamental ou médio não significa, infelizmente, que o sujeito seja capaz de ler com fluência. As exigências para aprovação são muito restritas. Diploma agora não é sinônimo de competência. A outra causa é a falta de exercício. Se a pessoa não exercita determinada ação, perde a prática _ diz a professora.
Educação
"Ter concluído ensino fundamental ou médio não significa que o sujeito seja capaz de ler com fluência", diz professora Flávia Ramos, de Caxias do Sul, sobre a leitura
1º Prêmio RBS de Educação - Para Entender o Mundo está com inscrições abertas até 14 de julho