- Agora estou calma. Mas ontem (na segunda), tremia como uma vara.
A declaração é de uma agricultora de 74 anos, que ficou 12 horas na companhia de dois integrantes da quadrilha que cometeu o duplo assalto a banco em Fagundes Varela.
>> Suspeito de assaltar bancos em Fagundes Varela é morto em confronto com a polícia
>> Agricultor de Cotiporã fica refém de suspeito de ataque a banco em Fagundes Varela
Por volta das 20h30min de segunda-feira, a dupla invadiu a casa da idosa em uma colônia do distrito de Santa Bárbara, no município de São Valentim do Sul, no momento em que ela assistia ao Jornal Nacional, sentada em um sofá.
- Como nunca acontece nada aqui, a porta não estava chaveada. Eles abriram e entraram. Eu estava sozinha, porque meu marido (um agricultor de 79 anos) estava dormindo em outra casa da colônia, porque ele não está bem de saúde.
Pelo relato da mulher, os dois homens disseram que eram os assaltantes de banco e pediram para ela ficar calma, acrescentando que não lhe fariam nada de mal:
- Eles queriam proteção e comida. Não tinham armas. Apenas uma faca enrolada em um pano, que deram para eu guardar. Servi carne fria, pão e queijo. Eles comeram, não beberam nada.
Conforme a idosa, após a refeição, a dupla pegou o telefone dela e fez pelo menos 20 ligações para Canoas, pedindo para serem resgatados. Depois dos telefonemas, os ladrões falaram para ela ir dormir e reforçaram que nada fariam contra ela:
- Cada um deles deitou em um sofá e dormiram. Eu fiquei sentada numa cadeira, em claro, a noite toda.
Ao amanhecer, a agricultora fez café para a dupla e serviu polenta. Por volta das 8h15min, dois homens em dois carros pretos chegaram na colônia e levaram os assaltantes embora.
De acordo com a idosa, um dos criminosos era moreno e baixo, aparentava ter 40 anos e tinha ferimento em uma perna. Disse a ela que se machucou em uma queda. O outro bandido era jovem. Conforme a mulher, a dupla estava muito suja e tinha arranhões pelo corpo.
Polícia
Agricultora ficou 12 horas na companhia de assaltantes em São Valentim do Sul
Dois ladrões de banco passaram a noite na casa da mulher, que tem 74 anos
GZH faz parte do The Trust Project