Preocupados com o patrimônio histórico de Caxias do Sul, um grupo de caxienses prepara para esta segunda-feira, a partir das 18h30min, uma vigília junto aos escombros do antigo pórtico da cantina Luiz Antunes. Eles protestam pois as obras de reconstrução da antiga edificação estavam previstas para iniciar até o começo de abril, mas até agora, não começaram.
Os organizadores são os criadores da página Limpa Caxias no Facebook. Se chover, a atividade será transferida para terça, no mesmo horário. Os organizadores pedem que quem aderir à vigília leve uma vela.
- Queremos mostrar que não temos memória curta. Buscamos um esclarecimento, faz quase cinco meses que isso aconteceu - afirma Tiago Fiamenghi, referindo-se à derrubada acidental do pórtico, em novembro do ano passado.
Coincidentemente, a prefeitura anunciou nesta segunda que a empresa Guinchos Marini está cumprindo os prazos estabelecidos desde a queda acidental do pórtico em 6 de novembro do ano passado. Segundo o secretário da cultura, João Tonus, o projeto arquitetônico foi aprovado pela Divisão de Proteção ao Patrimônio Histórico Cultural e a obra deve ser concluída em maio.