Os jogos online viraram uma febre na internet. Divertidos e, principalmente, gratuitos, eles têm conquistado crianças, jovens e adultos. Um levantamento da consultoria americana PricewaterhouseCoopers (PwC) apontou que o mercado de jogos no Brasil faturou só no ano passado R$ 840 milhões.
De olho nesses números, o caxiense André Antonio Schmitz, 34 anos, ensaia a criação de sua própria empresa, a Cian Games, lançando um jogo educativo para a internet. O tema é atual: reciclagem.
Em Vibrant Recycling, o jogador tem que ajudar lixeiras a coletarem e reciclarem de forma correta diversos resíduos arremessados durante os 23 níveis do jogo. Dicas mostram como associar os resíduos com a lixeira reciclável, além de curiosidades ecológicas sobre o tema ao fim de cada fase.
Schmitz trabalhou durante nove meses praticamente sozinho para desenvolver o design, a arte e a codificação do jogo, que tem versões em português, inglês e espanhol.
Lançado em dezembro de 2012, o resultado agradou os fãs dos games. Os portais já contabilizaram mais de quatro mil visitas ao jogo, que chamou também a atenção de uma empresa da Colômbia, que o disponibilizou para as crianças no portal da cidade de Bucaramanga.
- Várias razões me levaram a fazer este jogo: conscientizar sobre a preservação ambiental de forma divertida, adquirir conhecimentos sobre a tecnologia HTML 5 e realizar um sonho pessoal de trabalhar na área de desenvolvimento de jogos. Entrei no curso de Ciência da Computação porque era o mais próximo desse campo na epóca - confessa ele, que trabalha há 14 anos na área de TI.
Tecnologia
Caxiense cria game para a internet que ensina a reciclar o lixo
Portais já contabilizam mais de quatro mil acessos ao jogo
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: