Um cão ficou cerca de duas horas preso no portão de uma garagem na tarde desta terça-feira no bairro Cinquentenário, em Caxias do Sul.
Possivelmente atraído por uma cadela que estava no pátio de uma residência, o animal tentou passar pelas estreitas grades a cerca de um metro de altura do chão e acabou tendo o abdômen perfurado em uma das lanças da estrutura.
Não havia ninguém na moradia naquele momento.
Pessoas que estavam nas proximidades testemunharam o sofrimento do cão e se revoltaram com a demora no salvamento. Ao ligarem para o número de emergência, que cai no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), teriam ouvido do atendente que o serviço do Corpo de Bombeiros é apagar incêndio.
Somente quando chegou uma voluntária da Sociedade Amigos dos Animais (Soama), o resgate foi providenciado.
Os bombeiros deixaram uma vistoria no bairro Pio X e partiram com as sirenes ligadas em direção à Rua das Camélias, no Cinquentenário.
De acordo com o comandante do socorro, sargento Mario, o salvamento de animais é sim função dos bombeiros.
Para retirar o bicho das grades, eles usaram um desencarcerador hidráulico, que serve para cortar ferro, mesmo equipamento usado para retirar vítimas presas às ferragens em acidentes de trânsito. Depois, os bombeiros afastaram as grades e retiraram o cachorro.
O animal, de porte médio, pelagem creme e raça indefinida, estava abatido e cansado. Não latiu durante a operação. Ele recebeu os primeiros socorros dos bombeiros ainda dentro do pátio e permaneceu deitado.
O cão será levado para a chácara da Soama, onde um veterinário irá o avaliar, conforme a voluntária Terezinha Pessoa.
Os donos do bicho não haviam sido localizados até a tarde desta terça. Contatos com a Soama pelo fone 9969-6813.
Salvamento
Cão fica preso em lança de grade de portão no bairro Cinquentenário, em Caxias do Sul
Animal será levado para Soama
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: