O bar onde o jovem Pablo Tiago dos Santos Alves, de 18 anos, morreu após confronto com um policial militar não tem autorização para festas. Chamado de Entrevero Bar Campeiro, o estabelecimento fica em um sítio às margens da Rota do Sol, próximo ao acesso a Fazenda Souza.
De acordo com a prefeitura de Caxias do Sul as atividades permitidas pelo alvará são apenas para bar, mas, conforme moradores da área, eram organizados raves e outros tipos de eventos com grande público.
Segundo o secretário de Urbanismo, Fábio Vanin, a fiscalização tentou vistoriar o local diversas vezes nos últimos anos, mas sempre encontrou o estabelecimento fechado. De acordo com ele, no entanto, a confirmação das festas e do homicídio são suficientes para o recolhimento do alvará.
As raves organizadas no bar também motivaram um abaixo assinado de moradores de Fazenda Souza. A vizinhança reclama do barulho, brigas e até do consumo de drogas. No final de dezembro, o Ministério Público abriu investigação sobre a poluição sonora, mas o caso ficou prejudicado porque a Polícia Ambiental não encontrou os donos do bar para medir o nível dos ruídos. Agora, a promotora Janaína de Carli dos Santos pretende ingressar com um ação civil para pedir a interdição.
A Rádio Gaúcha tentou contato com os donos do bar, mas ninguém atendeu as ligações. No domingo, um dos responsáveis já havia afirmado ao Pioneiro que a festa do final de semana havia sido organizada por pessoas que alugaram o espaço.
Alves morreu na madrugada de sábado com dois tiros disparados por um policial militar que também estava na festa. De acordo com o comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), major Jorge Émerson Ribas, o jovem disparou contra o PM após descobrir que ele havia denunciado outro homem por porte ilegal de armas. O PM revidou o ataque e acabou atingindo a vítima.
Homicídio no fim de semana
Bar de Caxias do Sul onde jovem foi morto em confronto não tem autorização para festas
Entrevero Bar Campeiro fica em um sítio na Rota do Sol
Adriano Duarte
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: