De segunda-feira até sexta, 60 agentes contra endemias e 50 agentes comunitários de saúde percorrerão 5.800 dos 186 mil domicílios de Caxias do Sul para localizar larvas do mosquito transmissor da dengue.
O trabalho que ocorre durante nesta semana é o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (Lira), um instrumento do Ministério do Saúde que mapeia áreas infestadas e desencadeia ações de controle da doença.
É o primeiro Lira do município neste ano. Em 2012, ano da estreia do levantamento na cidade, foram dois.
Caxias é um dos 86 municípios gaúchos infestados pelo mosquito. Isso significa que larvas do inseto são encontradas em armadilhas e, principalmente, fora delas, em criadouros residenciais.
A cidade está em alerta por causa dos focos de Aedes descobertos neste ano. Já são 14 em três meses. Em 2012 inteiro, os agentes depararam com 15. Esses números não são computados no Lira, já que o levantamento considera apenas informações dentro da semana.
O último Lira ocorreu em novembro do ano passado. O índice foi de 0,22%, ou seja, os agentes encontraram 12 pontos com larvas, dos 5.800 visitados.
Conforme o diretor da Vigilância em Saúde do município, Julinho Santini, para se ter risco de epidemia, é preciso que o índice de infestação seja superior a 1% (de 100 casas visitadas, mais de uma com foco de mosquito) e que haja alguém com o vírus.
Caxias foi o primeiro município gaúcho a ter um foco de Aedes, em 1995, na Estação Rodoviária. Desde então e até 2011, a quantidade de larvas não assustava. Era em média de um a dois focos por ano.
Em 2012, o número disparou. Santini acredita que esse crescimento se deve a um conjunto de fatores, como circulação grande de pessoas e de veículos que viajam para lugares onde há infestação.
- Há uma movimentação grande de pessoas. O mosquito vem dentro de carros, dentro de veículos de empresas que trazem materiais pra cá, dentro de ônibus - diz Santini.
Em 2013, há seis registros confirmados da doença em Caxias, todos importados (adquiridos em outros estados). Há uma pessoa com os sintomas da doença e que não teria viajado. Se for confirmado dengue, será o primeiro caso autóctone no município (doença adquirida na cidade). Todos as outras suspeitas de dengue autóctone foram descartadas.
Saúde
Caxias do Sul se mobiliza contra a dengue
Neste ano, já foram encontrados 14 focos do mosquito Aedes aegypti. No ano passado, os agentes localizaram 15
GZH faz parte do The Trust Project