Comunicado apenas no momento do check in, o cancelamento do voo da Gol com destino Congonhas - SP, com decolagem prevista para às 18h10min, causou indignação aos 110 passageiros. Conduzidos a Porto Alegre de ônibus, eles passarão a noite em um hotel até a manhã seguinte, quando serão encaminhados a outros voos da empresa com o mesmo destino.
- A Gol tem todos os meus emails e telefones e nós só ficamos sabendo disso agora. Me desloquei para pegar esse voo. Trabalho em Brasília e perderei meio dia de trabalho - fala o caxiense Antonio de Loreto Leal, que decidiu passar a noite com a família e não utilizar o transporte e hotel oferecido pela empresa.
Como Leal, outros passageiros tiveram que adiar compromissos ou faltar ao trabalho. O administrador de empresas Washington Luis de Almeida corria contra o tempo para desmarcar reuniões agendadas para o início da manhã de quinta-feira.
- Já estou ligando para cancelar e torcendo para que as pessoas atendam. Não quero que aconteça com elas o que aconteceu comigo hoje. É uma demonstração de desrespeito. Simplesmente nos informaram agora que uma medida da ANAC proíbe o voo. Se eu soubesse disso, teria a chance de tomar outra decisão quanto a viagem, como ir a Porto Alegre e tentar voar com outra empresa ainda hoje.
Desde a determinação da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), já são seis voos cancelados no aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul. O motivo é a redução da categoria de combate a incêndios do aeroporto de 5 para 3, determinada pela Anac.