A cadeira de dentista com todos os equipamentos necessários para uma simples restauração ou para um procedimento mais detalhado, inclusive com uso de Raio X, está inoperante há mais de um ano. Mas não é só. A sala para aula de dança aguarda um professor. E os seis computadores até são utilizados, mas sem instrução de um especialista no assunto.
Estão faltando voluntários no Centro Assistencial Portal da Luz, entidade sem fins lucrativos que atende a crianças, adolescentes e pessoas com deficência (PCDs) no contraturno escolar. O Portal da Luz já atendeu a 150 pessoas, mas hoje está com 30 vagas ociosas, porque as doações se reduziram. A verba anual de R$ 100 mil destinada pela prefeitura ajuda muito, mas tem se tornando insuficiente.
No caso da falta de voluntários, uma saída seria a contratação de profissionais para acompanhar os 120 alunos atendidos, todos em vulnerabilidade social e a maioria de bairros próximos como Reolon, Tijucas e Cinquentenário II, entre outros.
Quem quiser atuar como voluntário do Portal da Luz:
* Pode contatar o telefone (54) 3211.4937.
* Ou entrar em contato com a Parceiros Voluntários, que tem convênio com a instituição. O telefone da Parceiros é o 3218.2100, ramal 2870, ou pelo e-mail voluntarios@parceiros.org.br.
* O Centro Assistencial Portal da Luz fica na Rua Antônio Rossato, 509, no bairro Marechal Floriano.
Para tentar minimizar as dificuldades, funcionários do Portal da Luz têm organizado atividades comunitárias para angariar recursos. A próxima ação será uma tortelada, no dia 17 de março, a partir das 12h.
No cardápio, além de tortéi com dois molhos (quatro queijos e bolognesa), será servido macarrão, salsichão, maionese, salada verde e sobremesa. O valor do ingresso é R$ 25 e pode ser adquirido com Caren, Cátia, Rosana ou Natália pelo telefone (54) 3211.4937.