As Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipaves) estimulam bons exemplos nas escolas. Durante seminário na segunda e terça-feira desta semana, professores e diretores constataram que após a implantação do programa, em 2007, diminuíram os casos de depredação ao patrimônio, pichações e brigas.
O programa é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social. Desenvolvido em todas as escolas municipais de Caxias, atinge em torno de 40 mil alunos. A cada ano letivo, uma comissão coloca em prática projetos para incentivar atitudes positivas e, principalmente, respeito. A participação dos pais e da própria comunidade em que a escola está inserida é fundamental.
Cinco eixos norteiam as atividades, explica a coordenadora do Cipave, Raquel Zanotto Maffessoni. Com os Bombeiros, é trabalhada a prevenção de incêndios; com a Guarda Municipal, a proteção e conservação do patrimônio público e o bullying; com a Secretaria Municipal de Trânsito e Polícia Rodoviária Federal, as boas práticas no trânsito; com o 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM) a prevenção à violência escolar e com a Polícia Federal a prevenção quanto ao uso de drogas. As ações partem dos dois lados, tanto os alunos visitam esses órgãos quanto os profissionais comparecem até a escola.
Durante o seminário, os relatos de professores e diretores mostraram que quando o aluno sente que a escola também é dele, passa a cuidar melhor daquele espaço. Entre os bons exemplos apresentados está o da Escola Municipal de Ensino Fundamental Basílio Tcacenco. O projeto foi desenvolvido em 2008 e deu tão certo que se mantém até hoje.
O Semeando Sonhos, Cultivando Vidas, foi desenvolvido por Vitor Rippel D'Agnoluzzo, filho da professora Elisabeth Rippel D'Agnoluzzo. Ele teve a ideia de desenvolver um projeto que incentivasse alunos com notas altas. A estudante Cinthia Malaguez, 13 anos, do oitavo ano, foi eleita a melhor aluna da escola em 2011 e 2012.
- É preciso estudar, ter responsabilidades - resume.
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