Apaixonados por Fuscas percorreram na tarde deste domingo as ruas centrais de Caxias do Sul em comemoração ao Dia Nacional do Fusca. O comboio, com mais de 50 veículos, partiu do largo em frente ao Monumento ao Imigrante, no bairro Nossa Senhora de Lourdes, e seguiu pela Avenida Júlio de Castilhos até o Parque Cinquentenário. A carreata passou ainda pela Rua Sinimbu, e dispersão foi na Rua Alfredo Chaves, em frente à prefeitura.
Mundialmente, o Dia do Fusca é comemorado em 22 de junho, data em que Ferdinand Porsche assinou o contrato que deu início ao desenvolvimento e fabricação do Sedan, em 1934.
Saiba mais sobre o Dia Nacional do Fusca na edição impressa do Pioneiro deste fim de semana
O Fusca na história
:: Os primeiros Volkswagens Sedan - esse é o nome original do Fusca - fabricados na Alemanha, chegaram ao Brasil em 1950.
:: A produção no Brasil começou em 1959, na primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha, na unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), onde seriam feitas mais de 3 milhões de unidades.
:: A história do Fusca no Brasil tem uma particularidade: o retorno da fabricação em 1993, sete anos após sua paralisação, em 1986. A pedido do então presidente da República, Itamar Franco, o carro voltou a ser produzido, em uma versão movida exclusivamente a etanol, e parou de ser fabricado em 1996.
:: O Fusca foi o carro mais vendido no Brasil por 24 anos consecutivos, marca que foi superada apenas em 2011, por outro modelo Volkswagen: o Gol, que chegou ao 25º ano de liderança em vendas no mercado nacional.
:: Internacionalmente, o Fusca continuou a ser fabricado no México - onde é conhecido como "Vocho" - até 2003.
Paixão nacional
Mais de 50 automóveis participam de carreata em homenagem ao Dia Nacional do Fusca em Caxias do Sul
Comboio percorreu as ruas centrais da cidade na tarde de domingo
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: