Sem uma boa infraestrutura, a Serra Gaúcha pode decepcionar os turistas que pisam pela primeira vez nos seus roteiros turísticos. A Rota da Uva e do Vinho é o caso típico disto.
Quem sobe a Serra a partir de São Vendelino, seja por meio da RS-122, seja pela RS-446, encontra rodovias sem acostamento, sinalização precária, placas tapadas pela vegetação e pouca segurança.
Na RS-446, a paisagem é de abandono. A rodovia, intensamente movimentada de caminhões apresenta poucos trechos com acostamento. Onde há, um degrau se torna uma ameaça ao condutor distraído. As pontes também não escaparam da ação do tempo. Contenções caíram. Outras ameaçam desabar.
Vale dos Vinhedos
Enquanto a iniciativa privada investe forte no Vale dos Vinhedos, o Estado, por sua vez, deixa a desejar.
A RS-444, que corta o Vale dos Vinhedos, é estreita e sem acostamento. Apenas nos acessos a grandes empreendimentos há refúgios que possibilitam conversões. A inexistência de quebra-molas e redutores faz com que os motoristas abusem da velocidade.
A sinalização é o que mais preocupa. De acordo com a supervisora de recepção do Hotel e SPA do Vinho Caudalie, Bruna Vargas, é com frequência que os hóspedes reclamam da dificuldade para chegar ao Vale.
Caminhos de Pedra
No Caminhos de Pedra comerciantes e turistas também reclamam da estrada sem acostamento e da falta de sinalização.
O professor Ederson Santos Lima, 41, veio com a mulher Cândida Deichmann, 37, e a filha Anita, cinco, de Curitiba. Esta é a terceira vez que o casal visita a Serra Gaúcha. Mesmo conhecendo superficialmente as estradas da região, Lima disse que desta vez teve maior dificuldade para encontrar os pontos turísticos. E se surpreendeu com o que viu.
O que diz a Secretaria Estadual de Turismo
"O mesmo olhar que vocês têm, é o que nós como Estado também temos", disse a secretária Estadual de Turismo, Abgail Pereira, sobre a situação da Rota da Uva e do Vinho. A secretária admite que a região carece de melhorias e garante que elas estão prestes a acontecer.
Veja a reportagem completa na edição deste fim de semana.
Infraestrutura
Estradas que ligam rotas turísticas da região carecem de melhorias
Enquanto iniciativa privada investe, Estado deixa a desejar
GZH faz parte do The Trust Project