A União das Associações de Bairros de Caxias do Sul (UAB) promove no sábado, às 19h, a escolha da Mais Bela Comunitária de Caxias do Sul 2012, no pavilhão 2 da Festa da Uva. Neste ano, 42 mulheres concorrem ao título.
O concurso que vai além da avaliação de beleza e simpatia promete envolver a vencedora em eventos da comunidade e na luta por melhorias nos bairros. Há dois anos no posto de Mais Bela, Shânia Pandolfo, 22 anos, passará a faixa no sábado.
- Ser a Mais Bela Comunitária é ser um agente transformador social. É importante ter beleza, mas muito mais do que isso, é preciso ter comprometimento.
Assim como Shânia e outras rainhas que passaram pelo concurso, há conhecidas personalidades do município que se destacam pelo trabalho social. Marciano Côrrea da Silva, 79 anos, morador do loteamento Cânyon, é um deles. Ele está há 22 anos à frente da associação do bairro e não cansa de lutar pelas causas coletivas.
- Eu estou a todo este tempo porque adoro o trabalho. Não ganho nada por isso, mas hoje posso dizer que o meu bairro, que um dia já foi visto como violento, é um dos melhores de Caxias do Sul - relata o morador.
Veja como acontece o trabalho dos líderes comunitários e a opinião do cientista político, João Ignácio Lucas, sobre o assunto na edição impressa do Pioneiro.
Comunidade
Mais Bela Comunitária será escolhida em Caxias do Sul
Evento acontece neste sábado, às 19h, no Pavilhão 2 da Festa da Uva
GZH faz parte do The Trust Project