As provas simuladas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) são grandes aliadas dos candidatos por oferecerem ao menos duas boas alternativas de estudo: podem ser tanto aplicadas com o rigor de uma avaliação a valer, quanto como fonte para modelos de questões cobradas no teste. A nove dias do Enem, o que você ainda precisa treinar?
Atenção para o tempo
Se sua maior preocupação com o Enem é lidar com o tempo de realização das provas, os simulados são um ótimo exercício. Mas lembre-se de que será necessário dedicar uma manhã ou uma tarde inteira para isso, afinal, este tipo de treino não pode ser feito aos pouquinhos, de forma homeopática. Portanto, se você sentar para enfrentar as 90 questões de cada dia, nada de levantar a todo o instante para ir ao banheiro ou dar uma conferida no Facebook.
Três minutos
Os enunciados longos são a cara das questões do Enem. No sábado, você terá quatro horas e meia para encarar as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias. No domingo, você terá um acréscimo de 60 minutos no tempo de realização do exame. Contudo, além das provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias, você terá de fazer uma redação.
Portanto, você terá, em média, três minutos para responder às 90 questões. O segundo dia reservará um tempo médio parecido, se descontarmos aproximadamente uma hora de envolvimento exclusivo com a redação. Assim, o segredo está no tempo gasto com a leitura das questões.
- A primeira coisa a fazer é ler a pergunta apenas, deixando as alternativas para mais tarde. Então, o aluno deve se voltar ao texto e assinalar o trecho com a resposta. Depois disso, deve-se conferir as alternativas. Com esse procedimento, o candidato ganha tempo e tem mais chances de acertar - garante Roselane Costella, professora da Faculdade de Educação da UFRGS e estudiosa do Enem.
Prova online
No site do caderno Vestibular de ZH, você pode praticar usando as provas de 2011. Como o simulado é online, aconselhamos que você tenha uma folha para assinalar o número das questões que exijam algum cálculo ou que deixaram dúvida. Aliás, sempre que você "empacar" em uma questão, trate de garantir tempo com o que você sabe, ou seja, não hesite em seguir em frente.
A estrutura das questões
Caso sua dificuldade seja entender como são organizadas as questões do Enem e o que elas exigirão de você, os simulados continuam sendo uma boa fonte. Como o seu foco é na estrutura, você não precisa responder da pergunta 1 à 90. Selecione 15 ou 20 apenas e esmiúce os detalhes da questão. Para isso, fique atento ao tipo de texto apresentado - que pode ser mais de um.
Resposta no enunciado
Seguidamente, o Enem traz gráficos, tabelas, mapas, charges ou fotos, e nem sempre estamos habituados a encontrar e relacionar dados a partir destas formas textuais. Não se surpreenda se a resposta estiver no próprio enunciado. Ao contrário de vestibulares tradicionais, você não vai encontrar questões "secas" e diretas. O exame vai buscar, com frequência, pontos em comum entre áreas diferentes.
Portanto, faça uma leitura atenta, considerando o autor, a quem é destinado o texto, a época e o contexto em que ele foi escrito, bem como qual sua finalidade.
Organize o treino
Acomode-se em um local confortável, silencioso e bem iluminado, de preferência parecido com uma sala de aula
Tenha à mão materiais como lápis, borracha, caneta e papel. Se o simulado for online, é mais prático fazer contas e anotações numa folha
Simulação por tempo
Programe um despertador conforme a prova: quatro horas e meia para o exame do primeiro dia e cinco horas e meia para o exame do segundo, que ainda tem redação
Prepare uma garrafinha com água e uma comida simples, como bolachas ou barra de cereal, para não interromper o processo
Amanhã: não perca as dicas para a prova de matemática.