Desde março, professores da rede municipal estão envolvidos na elaboração das novas diretrizes da proposta pedagógica e do regimento escolar em Caxias do Sul. Esses dois documentos nortearão a educação na cidade a partir de 2013.
O processo iniciou-se com atividades de formação e seguiu com a sugestão de que as escolas diagnosticassem seu entorno, a fim de conhecer melhor a realidade social, econômica e histórica. A rede municipal conta com 85 instituições de ensino, cerca de 40 mil alunos e quase 3 mil professores.
A presidente do Conselho Municipal de Educação, Glaucia Helena Gomes, antecipa que, a partir do diagnóstico realizado pelas instituições de ensino, já dá para saber quais são os anseios mais marcantes da comunidade. Entre eles, estão a conservação de uma certa qualidade do ensino e a manutenção crescente do desenvolvimento.
- A questão social está batendo à porta da educação - afirma.
Diretora da Escola Basílio Tcacenco, no bairro Esplanada, Márcia Gomes Magarin, reconhece a importância do esforço conjunto entre a escola e a comunidade na qual está inserida. No calendário desde ano, foram destinados três momentos para essa discussão.
- A partir do instante que se faz uma proposta voltada à comunidade, planeja-se de acordo com o que a realidade precisa - afirma Márcia, que recebeu 670 questionários respondidos sobre a situação socioeconômica e cultural dos estudantes e suas famílias.
SAIBA MAIS
:: A proposta pedagógica reflete a identidade da escola, materializa desejos e teoriza sobre a prática. Pode ser modificada anualmente e é revisada pela Secretaria Municipal de Educação.
:: O regimento escolar é um instrumento legal que formaliza e reconhece as relações das pessoas envolvidas no processo educativo. Traz um conjunto de normas e definições de papéis, devendo ser um documento claro, de fácil entendimento para a comunidade, traduzindo as construções e os avanços nela produzidos. Nele, consta, por exemplo, que funções deve desempenhar o diretor e demais funcionários da instituição de ensino. Tem validade de três anos e é revisado pelo Conselho Municipal de Educação.
:: Depois de prontos, ambos os documentos estarão disponíveis nas escolas e deverão ser disponibilizados para a consulta daqueles que o solicitarem.