Cinco instituições de ensino da Capital gaúcha foram selecionadas no 2º Concurso Escola de Leitores, do Instituto C&A, e nesta semana fazem um intercâmbio na Colômbia. São elas: CMET Paulo Freire e as escolas José Mariano Beck, Pepita de Leão, Valneri Antunes e Senador Alberto Pasqualini. Juntamente com integrantes de outros 19 colégios de Natal (RN), Rio de Janeiro e São Paulo, que também tiveram projetos escolhidos, representantes porto-alegrenses vão conhecer o esforço da Colômbia para promover a leitura. O país é considerado modelo em políticas públicas nesse setor na América Latina. Participarão de encontros com renomados especialistas em promoção da leitura e, ainda, vão ter a chance de conhecer escritores de literatura infanto-juvenil, durante seminários e visitas monitoradas.
Nesta segunda edição do concurso Escola de Leitores, de 293 projetos inscritos, 24 foram selecionados. As escolas vencedoras receberam o valor de até R$ 12 mil para desenvolvimento do projeto, com formação e acompanhamento técnico entre março de 2012 e fevereiro de 2013.
O concurso é uma das ações do Programa Prazer em Ler, hoje coordenado por um caxiense, o relações públicas, ator e especialista em Literatura Infanto-juvenil Volnei Canônica.
- Muitas ações bacanas estão sendo desenvolvidas e queremos estimular para que se transformem em projetos de excelência e que possam iluminar mais pessoas no caminho da leitura - entusiasma-se Volnei.
A iniciativa envolve parcerias com municípios e entidades formadoras. Em Porto Alegre, o projeto é desenvolvido por meio de parceria entre o Instituto C&A, a Secretaria Municipal de Educação e a ONG Cirandar.
* A repórter viajou à Colômbia a convite do Instituto C&A
VENCEDORES GAÚCHOS
Educação
Cinco escolas porto-alegrenses viajam à Colômbia para conhecer bibliotecas públicas
O CMET Paulo Freire e as escolas José Mariano Beck, Pepita de Leão, Valneri Antunes e Senador Alberto Pasqualini foram premiadas no Concurso Escola de Leitores do Instituto C&A
GZH faz parte do The Trust Project