Trinta e oito guardas municipais iniciaram o curso de tiro ministrado por instrutor da Polícia Federal, na manhã desta quinta-feira. A capacitação terá 70 horas-aula divididas entre noções teóricas e práticas. Ao final do curso, os guardas passarão por uma prova escrita e avaliação de tiro. Todos foram aprovados anteriormente em um exame psicológico, também exigido pelo órgão federal.
Na próxima segunda-feira, empresas interessadas em participar da licitação para a compra de armas para a guarda apresentarão as propostas na Central de Licitações (Cenlic) da prefeitura. O edital já publicado informa a compra de 15 pistolas calibre 380, 15 revólveres calibre 35 e 50 coletes à prova de balas, além de munições para treinamento e uso em serviço. Assim que for divulgado o resultado do processo licitatório, a empresa escolhida terá 80 dias para entregar o material.
Atualmente, a guarda conta com sete armas de fogo e já possui 62 servidores aptos à manuseá-las. Esses guardas participaram da mesma capacitação, entre 2009 e 2010. A cada dois anos, todos realizam novos testes psicológicos.
Segurança pública
Guardas municipais de Caxias do Sul iniciam treinamento com a Polícia Federal para utilizar armas de fogo
Empresas interessadas em participar da licitação para a compra de armamento da guarda apresentarão as propostas na próxima segunda