Números do Censo de 2010, apurados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgados neste ano, atestam que 41,91% da população de Caxias do Sul nasceu em outras cidades. Ou seja, quase a metade. O número de não naturais é maior do que em Porto Alegre (34,33%) e do que o Estado (37,25%). Em contrapartida, municípios do Litoral Norte concentram índices de não naturais acima de 80%, caso de Balneário Pinhal, Cidreira e Imbé.
No Estado, a microrregião Caxias do Sul, formada por Caxias e outros 17 municípios, foi a que teve o maior saldo migratório na última década em todo o Estado, medido pela diferença entre o número de pessoas que chegaram e que deixaram a cidade. Para se ter uma ideia, a microrregião Porto Alegre, formada pela Capital e por outras 21 cidades, teve saldo migratório negativo: mais pessoas escolheram buscar outras regiões para morar.
- O que faz uma população crescer? Nascimentos e saldo migratório. O que faz diminuir são mortes e saldo migratório negativo - analisa Pedro Zuanazzi, estatístico da Fundação de Economia e Estatística.
Há 13 anos, a aposentada Vilma de Miranda Rodrigues, 71 anos, deixou Giruá, na região Noroeste do Estado, para morar em Caxias com dois dos 10 filhos. Hoje, outros dois filhos também moram na cidade. O motivo da vinda de todos foi o mesmo: emprego.
- Caxias é uma cidade boa, que tem bastante recursos - resume a aposentada.
Dados do IBGE
Quase metade da população de Caxias do Sul nasceu em outras cidades, diz último Censo
Número de não naturais é maior do que em Porto Alegre
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: