Um novo espaço criado para incentivar a ressocialização dos detentos da Penitenciária Industrial de Caxias do Sul (Pics) será inaugurado às 15h desta quinta. O Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos (Neeja) Novo Horizonte oportuniza a formação no Ensino Fundamental e Médio.
A área que abriga o núcleo era ocupada anteriormente pela ala feminina do presídio, transferida após o remanejamento dos apenados do regime semiaberto para o albergue prisional. Para a recuperação dos espaços a direção do presídio contou com a ajuda da iniciativa privada. Cerca de R$ 50 mil foram utilizados na construção do novo complexo educacional, além de outros tipos de doação de entidades e da comunidade como armários, mesas, cadeiras e tinta.
- Quatro presos com a supervisão de dois mestres de obras construíram o novo espaço. A cada três dias trabalhados, receberam um de remissão no final da pena. A meta é transformar a Pics em referência para o Estado na área educacional e profissional. Estamos tentando aprovar também um projeto que trará aulas de corte e costura para as mulheres - comenta o diretor do presídio Antônio Varlei de Oliveira Severo.
A equipe do núcleo é composta por 12 professores e uma secretária que atuarão em três salas de aula com capacidade para até 15 alunos. Atualmente, o núcleo atende 120 apenados, dos 555 que a Pics abriga no regime fechado em espaços improvisados entre as galerias. As aulas ocorrem em dois turnos: manhã e tarde.
O novo complexo educacional também é composto por um laboratório de informática, uma sala para os professores, outra para a direção e coordenação pedagógica, além de dois banheiros. O espaço é monitorado por câmeras de segurança que serão operadas por agentes penitenciários.
Sistema carcerário
Penitenciária Industrial de Caxias do Sul inaugura complexo educacional nesta quinta
Cerca de R$ 50 mil foram doados por empresários caxienses para a construção do Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos (Neeja) Novo Horizonte
GZH faz parte do The Trust Project