O inverno começou há menos de um mês e não há mais doses de vacina contra a gripe em Caxias do Sul. As últimas foram distribuídas no sábado, quando 15 mil foram imunizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Milhares se aglomeraram em longas filas nas UBSs para garantir uma dose. Houve até quem passou a noite em frente ao posto.
Até agora, 65.076 pessoas foram imunizadas pela rede pública. Clínicas e hospitais particulares também ofertaram a vacina, mas também esperam por mais doses. Na campanha que ocorreu entre 5 de maio e 13 de junho, 50.076 pessoas dos grupos de risco (trabalhadores da saúde, gestantes, crianças de seis meses a dois anos e pessoas a partir dos 60 anos) receberam a vacina. Caxias tem, conforme o Censo do IBGE de 2010, 435.564 habitantes. Destes, 370.488 não foram imunizados pela rede pública até agora, o que representa 85% da população.
De acordo com a secretária da Saúde, Maria do Rosário Antoniazzi, não há previsão de novas doses. Ela afirma que o Ministério da Saúde deve reavaliar a situação no Estado. Uma hipótese considerada, segundo ela, é remanejar vacinas excedentes das regiões Norte e Nordeste do país.
- Era óbvio que faltariam doses, mas estamos cobrando do Ministério da Saúde. O importante agora é se prevenir, mas não é preciso entrar em pânico. Estamos nos esforçando para que ano que vem tenhamos uma cota maior e que o calendário de vacinas inicie em março - afirma.
Saúde
Não há mais doses de vacina contra a gripe em Caxias do Sul
Recomendação da secretaria da saúde é que a população se previna
GZH faz parte do The Trust Project