A chuva que caiu durante boa parte de domingo e na madrugada de segunda ajudou no aumento dos níveis das represas de Caxias, mas o problema ainda está longe de ser resolvido. Segundo Paulo Boff, diretor da Divisão de Águas do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), a chuva surtiu um efeito positivo nas represas Maestra, Samuara e Dal Bó. Somente a Faxinal praticamente não subiu.
- Nós estamos com a luz amarela acesa, em um claro sinal de atenção. A chuva ajudou sim um pouco, mas como não resolveu o problema, o decreto de uso racional continua - destaca o diretor.
Embora destaque que ainda não há nenhuma previsão para racionamento na cidade, Boff comenta que a liberação do Tribunal Regional Federal da 4ª Região para a retomada das obras da represa do Arroio Marrecas na última semana não afasta essa possibilidade.
- As obras do Marrecas e a falta de chuva atual são dois aspectos distintos. A retomada das obras é muito importante em função de que o Marrecas será fundamental para o município a longo prazo, mas o processo todo para ele entrar em funcionamento vai demorar um pouco. O que necessitamos agora é de chuva - explica.
Racionamento
Chuva ameniza o problema das barragens de Caxias, mas não resolve
Decreto de uso racional segue em vigor. Não há previsão para racionamento na cidade
GZH faz parte do The Trust Project