A tradicional encenação da Via-sacra, que ocorre nos Pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul, será diferente nesta Sexta-Feira Santa.
A representação da paixão e morte de Jesus não ocorrerá como nos anos anteriores, com diálogos entre os personagens. Haverá uma pequena encenação, sem falas nem fundo musical, só com orações.
O motivo da mudança seria a falta de ensaio entre os jovens que integram o evento. Oficialmente o evento foi cancelado, mas o padre Álvaro Pinzetta o manteve, para não desapontar os fiéis que têm o costume de ir aos pavilhões e aqueles que não ficarão sabendo do cancelamento a tempo.
O texto que será proferido vai ser o mesmo rezado durante a quaresma, que a igreja preparou para todo o país.
A via-sacra reduzida no número de integrantes começa às 9h e tem previsão de duração de uma hora. É tradicionalmente organizada pela Paróquia São José, por meio do padre e do Grupo de Jovens. Nos anos anteriores, cerca de 60 pessoas participaram das encenações.
PROGRAMAÇÃO NA SEXTA-FEIRA SANTA
CAXIAS DO SUL
Às 14h, ocorre a Celebração da Paixão e a Adoração da Santa Cruz, na Catedral Diocesana. A procissão com a imagem de Cristo Morto começa às 15h. Esse ano, a novidade é a mudança no trajeto e o encontro de Cristo Morto com a imagem de Nossa Senhora das Dores, que virá da Capela do Santo Sepulcro. Da Catedral, a imagem de Cristo segue pela Dr. Montaury e pela Avenida Júlio de Castilhos. O encontro acontece na esquina com a Rua do Guia Lopes. Depois, as duas imagem são levadas em direção a Rua Sinimbu, até a catedral.
BENTO GONÇALVES
- Paróquia Santo Antônio
A caminhada da 35ª Romaria à Cruz do Salgado se inicia em frente ao Santuário Santo Antônio, às 17h. Cerca de cinco mil fieis da Paróquia Cristo Rei se deslocarão do bairro Cidade Alta até o Centro, onde encontrarão a procissão. Milhares de devotos devem seguir até o bairro Salgado. Durante o trajeto, haverá paradas com encenações da vida e morte de Jesus protagonizadas pela comunidade.
- Paróquia São Roque
Às 9h, começa a programação religiosa na Igreja São Roque. Haverá missa, Via-sacra, adoração ao Corpo de Jesus e confissões individuais. A procissão religiosa se inicia às 15h, em frente à igreja, e percorrerá a Avenida São Roque.
CARLOS BARBOSA
Às 15h30min, missa na Igreja Nossa Senhora Mãe de Deus, no Calçadão. A tradicional procissão está marcada para as 16h30min e passará pelos bairros Centro, Ponte Seca e São Paulo. Os fiéis percorrerão três quilômetros até o topo do Morro Calvário. São aguardadas cerca de 10 mil pessoas. A encenação terminará com show de fogos de artíficio. Cerca de 450 pessoas da comunidade trabalharão na celebração.
FARROUPILHA
Às 15h, haverá encenação da Paixão e Morte de Cristo, em frente à Igreja Matriz. Depois, os fieis participam de uma procissão no entorno do templo.
FLORES DA CUNHA
Haverá encenações religiosas no largo da Igreja Matriz, às 15h. Após, procissão com início na Avenida 25 de Julho, até a Rua Ernesto Alves. A Praça do Imigrante será o ponto de chegada dos fiéis. Para encerrar, será encenada a crucificação de Jesus.
SÃO MARCOS
A programação religiosa começa às 15h em frente à Igreja Matriz, com a celebração da Paixão e Morte de Cristo. Após a missa, os fieis seguem em procissão até o Monte Calvário. Haverá encenação com 14 paradas, representando a Via-Sacra. No Monte Calvário está revitalizado. Dez mil fieis devem comparecer à procissão.
VACARIA
A paixão, morte e adoração de Jesus será celebrada às 15h, na Catedral de Pedra. Haverá distribuição da comunhão. A encenação da morte ocorrerá às 20h, com som e luzes, também no templo. Telões serão posicionados em frente à igreja. Haverá cadeiras para o público.