O Parque dos Macaquinhos deverá ganhar um guarda fixo a partir de maio. A medida tem como um dos objetivos evitar a pichação dos banheiros.
A área de lazer passou por uma remodelação do início do ano, porém, os banheiros permanecem com a poluição visual que os caracteriza, principalmente na parte interior.
Eles foram pintados em dezembro, conforme o secretário municipal do Meio Ambiente, Adelino Teles. Mas no dia seguinte, apareceram sujos. Em janeiro, houve nova pintura e novas pichações.
No lado de fora, a alternativa anti-vandalismo adotada até agora dá certo: parte da fachada dos banheiros foi grafitada e ainda não foi danificada.
- Nós grafitamos para que eles (os vândalos) não pintem. E se der certo, faremos nos outros lugares também. Foi um teste. Até agora está perfeito. Mas dentro do banheiro não dá para grafitar, fica escuro - comenta Teles.
De acordo com o secretário, seria preciso uma licitação para que o interior dos ambientes fosse recuperado novamente. A licitação seria para comprar as tintas. Segundo ele, o processo deve ser encaminhado em um mês ou dois meses.
O parque já teve guarda fixo, que circulava pela área de lazer, segundo o chefe da Guarda Municipal, Sebastião Freitas da Silva. Mas há cerca de um ano, o servidor foi retirado dali, por causa da falta de efetivo e de outros pontos que necessitavam de monitoramento.
A previsão é de que, a partir de maio, quando se encerram cursos de qualificação de servidores, esse posto seja recuperado. Mas o profissional não deverá ficar 24h no Macaquinhos.
Por enquanto, a segurança do patrimônio do parque é mantida por rondas periódicas.