A quantidade de reclamações de problemas de infraestrutura e serviços públicos ineficazes feitas diariamente ao Pioneiro motivou a criação de um porta-voz da comunidade. A partir de hoje, o Rei Vindica começa a circular por Caxias para exibir os problemas que afetam a população. Buracos, obras inacabadas, lixo, esgoto, iluminação pública, entre outros assuntos, estão no roteiro. O Rei nasce como ligação entre a população e os órgãos públicos.
Veja no vídeo como foi a primeira visita do Rei Vindica em Caxias
<OBJECT id=playerFlash type=application/x-shockwave-flash height=280 width=306 data=http://mediacenter.clicrbs.com.br/skins/default/swf/playerChannel.swf?mediaXML=http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/RequestUrlEmbed.aspx;contentId=198858///channel=168&color=0x48278F&autoStart=false&thumb=http://mediacenter.clicrbs.com.br/medias/IMAGES/1429665.jpg&channelLink=http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/home.aspx?channel=165&channelImage=http://mediacenter.clicrbs.com.br/includes/barra-mediacenter-pioneiro.gif&channelColor=0x48278F>
O boneco do Rei Vindica foi inspirado no João Buracão, criado por um borracheiro carioca e adotado pelo jornal Extra, em 2009, no Rio de Janeiro. O berço do nosso Rei passa longe das monarquias e contos de fadas. Rei Vindica nasceu no lixo. A artista plástica Dio Gonçalves percebeu em alguns materiais que seriam descartados um potencial para virar arte.
- O lixo realmente é o luxo. Nada vai fora, tudo é aproveitado. No ateliê, prezamos por depositar no contêiner (de lixo) o mínimo possível. Todo material ou objeto, por mínimo que seja, tem um lugarzinho especial e pode se transformar.
O corpo do boneco, feito de um velho pedestal de microfone, pode ser ajustado e chegar até 2 metros. Para dar contorno aos ombros foi reutilizado um cabide de madeira que sustenta uma capa vermelha feita com tecido, botões e cordões doados por uma antiga loja de aviamentos. A cabeça do boneco, feita de papel machê, foi elaborada pelo artista plástico Marcos Leal e o boneco ostenta nela o símbolo da realeza, a coroa, reciclada a partir de retalhos de cano de PVC.
Qualquer cidadão pode receber a visita do Rei. Mas, antes disso, é preciso:
1º) Relatar seu problema ao órgão público responsável - Alô, Caxias da prefeitura: 3218.6000 e 3218.6001
2º) Solicitar e guardar o número do protocolo
3º) Se o problema não for resolvido até a data prevista, fazer um novo contato e informar o número do protocolo
4º) Caso o problema persista, chamar o Rei Vindica: E-mail: reivindica@pioneiro.com Telefone: 9624.9062 (Atendimento: das 13h30min às 15h30min, de segunda a sexta)
O QUE REIVINDICAR?
O Rei pode ser acionado para:
- Buracos em ruas e calçadas
- Iluminação pública
- Esgoto
- Escoamento de água
- Abastecimento de água
- Fornecimento de luz
- Lixo
- Poluição
Geral
Jornal Pioneiro cria o personagem Rei Vindica
O boneco vai às ruas para dar voz às reivindicações da comunidade
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: