O concurso das soberanas da Festa da Uva de 2012 tem 25 candidatas na disputa pelos títulos de rainha e princesas. Mas esse número poderia ter sido recorde, com 35 concorrentes, se outras 10 meninas tivessem conseguido entidades apoiadoras.
Uma delas é Franciele Souza Steiner, 22 anos. Pela segunda vez - ela também tentou na edição de 2008 -, a caxiense buscou apoio de pelo menos cinco entidades da cidade, mas sem sucesso. Neste ano, a procura por patrocinadores começou ainda no primeiro dia de inscrições, em 4 de abril.
- Fui em empresas que sempre participam da festa e também naquelas que nunca tinham participado. A maioria argumentava que o custo de ter uma candidata era muito alto e que o retorno poderia não ser o esperado - conta.
Estudante de Direito da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Franciele revela que sempre sonhou em carregar a coroa de rainha da Festa da Uva. Antes de completar 18 anos, uma dos requisitos para participar do concurso, foi figurante nos tradicionais desfiles na Sinimbu.
- Sonho, como toda a caxiense de nascimento e coração, em representar a nossa grande festa. Desde menina me imagino como rainha - conta.
Persistente, Franciele diz que não vai desistir do desejo de ser uma soberana. Se, em 2014 já não estiver casada e com filhos, avisa que vai lutar novamente por uma representação.
- Eu quero muito ser a rainha e quero pelo menos ter a chance de concorrer ao posto. - afirma.
No pré-concurso, candidatas não tem custo
A ideia de que o investimento em patrocinar uma candidata à rainha da Festa da Uva é muito grande, é um mito, de acordo com Mari Ribeiro, integrante da Comissão Social há três edições.
- Mesmo com 19 novas entidades patrocinadoras, é triste saber que meninas ficaram sem apoio. Infelizmente algumas empresas temem gastar muito. Durante todo o pré-concurso, a candidata não tem qualquer custo. As roupas, adereços, maquiagem, calçados e treinamentos são disponibilizados pela Festa da Uva - afirma.
Mari ainda explica que a entidade ou empresa só investirá no vestido que a candidata usará na noite da escolha, no dia 3 de setembro, e na organização da torcida.
- Esse custo pode ser totalmente administrado pela entidade. Precisamos desmistificar a ideia de que é muito caro concorrer - enfatiza Milton Corlatti, presidente da Comissão Social.
A atual rainha da Festa da Uva, Tatiane Frizzo, representou a Festa do Vinho Novo, que investiu cerca de R$ 5 mil na preparação da então candidata. O investimento trouxe bons resultados, de acordo com Jacira Onsi, coordenadora cultural da festa realizada em Forqueta.
- Apoiar uma candidata é uma oportunidade que temos de divulgar o nosso trabalho em todo o país. Não é fácil administrar os custos, mas é totalmente possível - afirma Jacira.
Leia a matéria completa na edição desta terça do Pioneiro.
Geral
Dez meninas não entraram na briga pelos títulos de rainha e princesas por falta de entidade
25 candidatas concorrem ao título
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: